Tigres nadadores

Autor: 
Cristen Conger

Para entender o motivo pelo qual certos tigres nadam, vamos primeiramente aprender sobre onde eles vivem. As espécies de tigres estão bastante ameaçadas. Atualmente, existem apenas seis espécies: Amur, da Sibéria, Bengala, da Indochina, do Sul da China e do Sumatra.

Em estado selvagem, estas espécies estão espalhadas pelo hemisfério oriental, concentrando-se principalmente nas florestas tropicais do sudeste da Ásia. Se observássemos a temperatura destes locais, perceberíamos que os tigres vivem em áreas muito quentes – por exemplo, no sul da Índia o termômetro costuma chegar a 37,7º C  regularmente no verão.

Os tigres não gostam de molhar os olhos quando estão nadando
© iStockphoto.com /Andynwt
Os tigres não gostam de molhar os olhos quando estão nadando

Quando o tempo esquenta demais, para onde fugimos nós, os humanos? Para a piscina. O mesmo vale para os tigres. O principal motivo pelo qual os tigres nadam é para se resfriar [fonte: Robey]. Uma vez que os tigres caçam durante a noite, eles passam a maior parte do dia dentro da água, como um hóspede de um resort [fonte: Sunquist and Sunquist].

Como o maior entre

todos os felinos, os tigres têm uma superfície maior e que esquenta muito no calor. Da mesma forma, os pequenos gatinhos que vivem em nossas casas podem não querer se molhar para não sentir frio.

O hábito de Odin de mergulhar até o fundo da piscina com os olhos abertos é algo raro para a sua espécie. Os tigres nadadores geralmente submergem seus corpos, mas não completamente. Os tigres normalmente não gostam de água nos olhos e por isso costumam mergulhar somente até o pescoço [fonte: Animal Planet].

Corpos fortes e patas com membranas também fazem dos tigres excelentes nadadores. Há registros de tigres que atravessaram rios cuja largura chegou a 29 km. Além de nadar como meio de transporte, os tigres também tiram vantagem dessa capacidade na hora da caça. Eles podem perseguir suas presas levando-as até a água para depois capturá-las [fonte: HowStuffWorks].

Mas os tigres não são os únicos grandes felinos que nadam regularmente. Outras espécies que vivem em climas quentes, como as onças-pintadas e os leões, relaxam  na água e nadam quando necessário.

Para mais informações sobre tigres e assuntos relacionados, confira os links na próxima página.