Por que os tigres nadam?

Autor: 
Cristen Conger

Na mitologia nórdica, Odin é o deus de todos os deuses. No entanto, ele se parece mais com os ciclopes das lendas gregas – já que tem apenas um olho – ele trocou o outro olho por um gole no “Poço da Sabedoria”.

Outro Odin, um tigre siberiano branco que vive no Six Flags Discovery Kingdom, perto de São Francisco, EUA, não tomaria apenas um gole no “Poço da Sabedoria” como fez o deus nórdico – ele mergulharia dentro do poço. E esse nosso “Odin” pouco se importa se está ou não se
tornando mais sábio – ele apenas gosta de água.

Os tigres são excelentes nadadores
© iStockphoto.com /Xylke
Os tigres são excelentes nadadores

O tigre siberiano branco em questão diverte multidões com suas habilidades na água. Com olhos bem abertos e orelhas para trás, este grande felino pula em uma piscina cheia de água e mergulha até o fundo.

Qualquer um que já tenha tentado dar um banho em um gato sabe que esse animal não é muito fã de água. Mesmo o espirro de algumas poucas gotas já fazem com que o gato sai correndo na direção oposta. Então, como fazer para molhar um enorme tigre com cerca de 200 kg?

De todas as espécies de grandes felinos, os tigres em particular são conhecidos por sua capacidade de nadar. É também verdade que eles não passam muito tempo embaixo da água, mas dar pequenos mergulhos é algo bastante útil a esses animais por uma série de razões.