Uma sucuri pode engolir um boi inteiro?

Autor: 
Erli Costa

Quem nunca ouviu falar em uma cobra gigante que consegue devorar bois inteiros, sem praticamente nenhum esforço? Segundo a lenda, a sucuri esmaga o animal e depois o engole deixando para fora da boca apenas os chifres!!! Este monstro foi inclusive tema do filme “Anaconda”, que narra a história de uma expedição no Brasil para produzir um documentário - e em vez de uma civilização perdida dá de cara com uma cobra gigantesca. Além disso, há algumas lendas na região amazônica sobre a sucuri devoradora de homens, que ataca índios ou exploradores à beira da água, sem dar nenhuma chance de defesa. Como não ficar assustado com um animal tão grande, capaz de engolir um homem ou um boi inteiro?

Sucuri-amarela  (Endêmica do Pantanal)
Instituto Butantan
Sucuri-amarela (Endêmica do Pantanal)

A sucuri ou anaconda é uma cobra que mede até 9 m de comprimento (há relatos de que pode chegar aos 11,5 m), e pesa até 250 kg, sendo a cobra mais pesada do mundo. Se analisarmos criticamente vamos perceber que para devorar um boi inteiro – que pesa entre 400 kg e 500 kg (ou até mais) - ela teria que ser muito maior. Outro fato que ajuda a derrubar a lenda é um costume da sucuri – ela sempre começa a engolir sua presa pela cabeça, ou seja, seria impossível que os chifres do boi devorado permanecessem do lado de fora da boca da cobra. Claro que um bezerro seria facilmente devorado se estivesse no lugar errado na hora errada. Isto porque a sucuri não caça bezerros e outros animais domésticos intencionalmente. Seus alimentos favoritos são animais que vivem próximos ou na água, como peixes, jacarés, tartarugas, capivaras, filhotes de antas, aves aquáticas e qualquer outro animal que tenha tamanho adequado e possa parecer uma presa para uma sucuri observando de dentro da água, atrás de uma oportunidade para se alimentar. Mesmo assim, para conseguir engolir um terneiro uma sucuri tem que medir mais de 5 m.

Vale a pena lembrar que muito do que ouvimos e vemos a respeito das cobras não passa de lenda e não tem nenhuma comprovação científica, portanto, preste muita atenção quando ler algo na internet ou ouvir uma história de pescador. Se ficar em dúvida procure alguém especializado no assunto para esclarecer. No filme “Anaconda”, as sucuris são representadas como monstros, mas na realidade elas não fazem jus à fama.