O que aconteceria se não houvesse gravidade na Terra?

sem-gravidade

A gravidade é uma dessas coisas que aceitamos como verdade absoluta. E existem duas coisas sobre ela que temos certeza: o fato de que está sempre lá e de que nunca muda. Se a gravidade da Terra mudasse significativamente, teria um grande efeito em quase tudo, pois muitas coisas são criadas ao redor do estado atual da gravidade.

Entretanto, antes de analisar as mudanças da gravidade, é importante primeiro compreender o que é gravidade. A gravidade é uma força atrativa entre quaisquer dois átomos. Vamos supor que você tem duas bolas de golfe e as coloca em uma mesa. Haverá uma atração gravitacional incrivelmente leve entre os átomos nessas duas bolas. Se usar duas peças maciças de chumbo e alguns instrumentos precisos, você realmente poderá medir uma atração muito pequena entre elas. Somente quando você tem uma quantidade enorme de átomos juntos, como no caso do planeta Terra, é que a força da atração gravitacional é significativa.

A razão pela qual a gravidade na Terra nunca muda é que a massa do planeta também nunca muda. A única maneira de alterar subitamente a gravidade na Terra seria alterar a massa do planeta. E uma mudança grande o suficiente a ponto de mudar a gravidade não acontecerá tão cedo.

Mas vamos ignorar a física e imaginar que, um dia, a gravidade do planeta foi desligada e que, repentinamente, não havia força da gravidade no planeta Terra. Esse dia realmente seria muito ruim. Dependemos da gravidade para manter muitas coisas paradas - carros, pessoas, móveis, lápis e papéis na mesa, e assim por diante. As coisas soltas no lugar não teriam razão para ficarem paradas, daí começariam a flutuar. Mas não apenas os móveis, entre outros, que começariam a flutuar. Duas das coisas mais importantes mantidas no chão pela gravidade são a atmosfera e a água nos oceanos, lagos e rios. Sem a gravidade, o ar na atmosfera não teria porque ficar agarrado ao planeta e imediatamente se perderia no espaço. Esse é o problema da Lua - ela não tem gravidade suficiente para manter uma atmosfera ao seu redor, por isso, está em um vácuo. Sem uma atmosfera, qualquer coisa viva morreria imediatamente e qualquer líquido evaporaria no espaço.

Em outras palavras, ninguém viveria por muito tempo se o planeta não tivesse gravidade.

Se a gravidade dobrasse repentinamente, seria tão ruim quanto, pois as coisas seriam duas vezes mais pesadas. Haveria grandes problemas com qualquer coisa estrutural. Casas, pontes, arranha-céus, pernas de mesa, colunas de apoio, e assim por diante, são desenvolvidos para a gravidade normal. A maioria das estruturas desmoronaria rapidamente se você dobrasse a carga sobre elas. A árvores e as plantas teriam problemas. As linhas de energia teriam problemas. A pressão atmosférica dobraria e isso teria um grande efeito no tempo.

Essa resposta mostra simplesmente a forma como é a gravidade integral para nosso mundo. Não conseguimos viver sem ela, muito menos mudá-la. Ela é uma das constantes verdadeiras de nossas vidas!

­