O que é um dique?

Autor: 
Marshall Brain

Um dique é simplesmente uma elevação de concreto que previne as enchentes dos rios. Em Nova Orleans, os diques têm duas funções: em um lado da cidade, protegem contra as enchentes do rio Mississípi; do outro lado, mantêm o lago Pontchartrain sob controle.

Os diques existem há séculos. No rio Mississípi, tem desde a época dos colonizadores. Aqui estão algumas notas de Mark Twain em "Life on the Mississippi":

    "Aquele que conhece o Mississípi prontamente confirmará... que as dez mil River Commissions, que controlam as minas do mundo inteiro, não podem domar o córrego fora-da-lei, não podem freá-lo ou confiná-lo, não podem dizer para ele 'vá para aqui ou acolá' e fazer que ele obedeça; não podem salvar uma costa que o rio sentenciou."

Em alguns locais da Holanda, onde a terra é extremamente plana e abaixo do nível do mar, os diques são chamados de barragens. Os famosos moinhos da Holanda, por exemplo, bombeiam água de trás das barragens de volta ao mar para manter a terra seca. Existem até mesmo partes da Holanda, conhecidas como pôlders, onde foi criada terra seca ao longo do mar, depois de drená-lo.

Um dique nada mais é do que uma montanha de terra. A montanha se estende por muitos quilômetros, ao longo de um rio, lago ou oceano. Muitos desses diques ao longo do Mississípi têm de 3 a 7 metros de altura. Na Holanda, eles podem chegar a 10 metros.

Os diques controlam as inundações. Por exemplo, ao longo do rio Mississípi, os diques ficam secos até que os rios se encham na primavera. Os diques permitem que o nível da água suba sem inundar a terra adjacente. Nesse caso, os diques podem ser bons e ruins.

A parte boa é que os diques permitem que as pessoas vivam ao longo dos rios sem se preocupar muito com as enchentes. Eles previnem os danos às propriedades. A parte ruim é que os diques podem se romper, ou o rio pode ficar mais cheio do que eles. Originalmente, o Mississípi inundaria centenas de quilômetros quadrados de terra na primavera. Agora, o rio fica dentro de seu canal. Se um dique se romper, o rio pode avançar pela rachadura e inundar uma área imensa.

Os diques de Nova Orleans

Os diques ao longo do rio Mississípi em Nova Orleans estão em construção desde o começo de 1700. O Army Corps of Engineers continuou a construção dos diques em meados de 1800. Hoje, Nova Orleans é completamente dependente dos diques para proteger a cidade das inundações.

O problema que Nova Orleans enfrenta é o mesmo de muitas cidades que ficam abaixo do nível do mar. Mas isso não foi sempre o problema. Com a expansão das cidades, áreas baixas, úmidas e pantanosas foram drenadas para que se criasse nova terra. Uma grande parte dessa área ficou ainda mais baixa quando secou. O resultado é que partes de Nova Orleans ficam muito abaixo (cerca de 3 metros) do nível do mar. Toda a cidade depende desses diques, junto com imensas estações de bombeamento que jogam água para fora.

Outro problema de Nova Orleans é que os próprios diques estão afundando. Eles também podem enfraquecer depois de uma grande inundação e precisam de reparos. Milhões de dólares foram gastos para manter o sistema de diques de Nova Orleans. Recentemente, em razão de restrições no orçamento federal, os reparos começaram a demorar. Essa pode ser uma das causas da falha do sistema de diques depois do furacão Katrina.