Como funciona a radiação nuclear

Autor: 
Marshall Brain

radiação nuclear

Você provavelmente já ouviu pessoas falarem a respeito da radiação tanto em ficção científica como na vida real. Por exemplo, quando a Enterprise aproxima-se de uma estrela em "Star Trek" (Jornada nas Estrelas) um membro da tripulação avisa sobre os níveis de radiação. No livro de Tom Clancy, "The Hunt for Red October" (Outubro Vermelho), o submarino russo tem um acidente com o reator nuclear com vazamento de radiação, forçando a tripulação a abandonar a embarcação. Nas usinas nucleares de Three Mile Island e Chernobyl foram liberadas substâncias radioativas na atmosfera em acidentes nucleares.

A radiação nuclear pode ser ao mesmo tempo extremamente benéfica e altamente perigosa. Depende apenas de como ela é usada. Materiais nucleares, ou seja, substâncias que emitem radiação nuclear são razoavelmente comuns e de muitas maneiras freqüentes no vocabulário cotidiano. Você provavelmente já ouviu e usou muitos dos seguintes termos:

 

Todos esses termos estão relacionados com elementos nucleares, sendo naturais ou feitos pelo homem. Mas o que é radiação, exatamente? Por que é tão perigosa? Neste artigo analisaremos a radiação nuclear para que você possa entender exatamente o que ela é e como afeta sua vida diariamente.