Por que se usa sal para derreter o gelo da estrada no inverno?

Se você mora em um país onde há muita neve e gelo durante o inverno, então você provavelmente viu o departamento de estradas espalhando sal na estrada para derreter o gelo. O sal diminui o ponto de congelamento/derretimento da água, então, a idéia é aproveitar o ponto de derretimento mais baixo.

O gelo se forma quando a temperatura da água chega a 0ºC. Quando você coloca sal, essa temperatura cai: uma solução com 10% de sal congela a -6ºC, e uma solução com 20% de sal congela a -16ºC. Em uma estrada, isso quer dizer que se você espalhar sal no gelo, você pode derretê-lo. O sal se dissolve no gelo e diminui seu ponto de congelamento.

Se alguma vez você observar o sal derretendo o gelo, você consegue ver o processo de dissolução - o gelo em volta do grão de sal derrete imediatamente e o derretimento se espalha daquele ponto. Se a temperatura da estrada for mais baixa que -9ºC, o sal não terá efeito nenhum, o sal sólido não consegue penetrar na estrutura da água sólida para começar o processo de dissolução. Neste caso, espalhar areia sobre o topo do gelo para provocar tração é uma opção melhor.

Quando você está fazendo sorvete, a temperatura em torno da mistura dele precisa ser mais baixa que 0ºC se você quiser que a mistura congele. O sal misturado ao gelo cria uma salmoura que tem uma temperatura mais baixa do que 0ºC. Quando você acrescenta sal ao gelo, você diminui a temperatura de derretimento para -17ºC ou algo assim. A salmoura é tão fria que ela congela o sorvete facilmente.

Links interessantes