Como funciona a serigrafia?

Pensando bem, é incrível como hoje é fácil imprimir qualquer coisa em uma folha de papel e como é difícil imprimir em tecido. Qualquer pessoa pode comprar uma impressora a laser ou uma impressora jato de tinta por uma certa quantidade de reais e imprimir documentos o dia todo com velocidades de até 10 páginas por minuto. Por outro lado, seria muita sorte conseguir imprimir uma camiseta a cada cinco minutos. A máquina também é bem mais cara e você teria que fazer cada uma delas a mão.

Na técnica tradicional de serigrafia, você deve começar com uma moldura de madeira quadrada mais ou menos do tamanho da camiseta. Nesta moldura, você deve esticar ao máximo um pedaço de tecido puro (que originalmente era a seda, e hoje é o poliéster), esta é a tela. Neste tecido, coloque uma folha fina de plástico e, nela, faça buracos onde você quer que a tinta apareça na camiseta. Você pode cortar cada buraco com um bisturi ou usar um revestimento plástico líquido que é sensível à luz ultravioleta e "cortar" os buracos com luz.

Em seguida, coloque a camiseta em uma tábua plana e pressione a tela sobre o tecido. Ao cobrir a tela com uma tinta espessa utilizando uma esponja, a tinta passa pela tela e se imprime na camiseta. Para desenhos multicoloridos, você deve fazer isso diversas vezes, começando pela cor mais clara até chegar à mais escura.

Uma alternativa é utilizar transfers iron-on. Geralmente você os encontra em lojas de camiseta na praia e em outros locais turísticos. A loja pode oferecer centenas de motivos e transferir com ferro o desenho que você escolher para a camiseta. O desenho é criado com tintas termoplásticas finas em um fundo de papel. Ao aquecer o desenho, ele é impresso no tecido da camiseta.

Mais links interessantes: