Como são definidas as medidas de balas, fios elétricos e pregos?

As medidas de balas, fios elétricos e pregos têm unidades incomuns. E todas mostram o quanto os sistemas de medidas podem ser interessantes.

Balas

As balas vêm em diferentes calibres. O calibre indica o diâmetro da bala. Alguns calibres comuns são:

  • .22
  • .25
  • .357
  • .38
  • .44
  • .45

Por exemplo, você provavelmente já ouviu falar em "rifle de calibre .22". Em todos os casos, o número do calibre indica o diâmetro da bala em polegadas (1 polegada = 2,54 cm). Então, uma bala de calibre .25 é 1/4 de uma polegada em diâmetro. Palavras como "Magnum" e "Especial" implicam que uma pólvora mais forte é usada na bala. Esta página (em inglês) contém muitas informações sobre calibres de balas. Também fala dos calibres dos cartuchos dos revólveres e diz que os números dos calibres de um revólver (calibre 12, calibre 14 etc.) são "os números de bolas de chumbo, de diâmetros iguais ao diâmetro interno do revólver, que devem totalizar uma libra (453,5 g) de chumbo".

Fios

O sistema de medidas para fios também é interessante. AWG significa "American Wire Gauge" (calibres de fios elétricos americanos) e é o padrão nos Estados Unidos para os diâmetros de fios elétricos - a medida em milímetros é a padrão no Brasil. Em uma casa, você geralmente encontra fios elétricos de calibres 10, 12 e 14, e projetos eletrônicos costumam usar calibre 20. Os calibres dos fios vão de 000000, que é cerca de 1,27 cm de diâmetro, até 40, que equivale a 0,0025 cm (esta página - em inglês - tem uma tabela completa). Quanto mais alto o número AWG, mais fino será o fio.

De onde veio esse sistema estranho? Segundo esta página (em inglês), "Acredita-se que o método moderno de desenho de fios originou-se na Europa no final do século 13. Nesse processo, o metal é puxado através de vários buracos, cada um menor do que o anterior, até que finalmente passe pelo buraco cujo diâmetro é o desejado. O número do diâmetro tem origem no número de buracos pelo qual o fio passou, e por quanto mais buracos o fio passa, menor o diâmetro.

Esta página (em inglês) contém boas informações sobre resistência de fios elétricos.

Pregos

E também há o penny (centavo), designação usada com pregos. Você pode comprar pregos de 2 penny a 50 penny nos Estados Unidos (representados por 2d ou 50d, respectivamente).

Por que usa-se o "d" ao invés do "p"? Segundo este artigo (em inglês), isso tem origem nos tempos romanos. O "d" significava "denário," uma pequena moeda comum na época do Império Romano. A designação "penny" pode ser traduzida por comprimento, como mostra esta página (em inglês). Não se sabe ao certo de onde a designação "penny" vem, pode ser que esse foi o preço de 100 pregos nos século 15.

Artigos relacionados:

Mais links interessantes (em inglês):