Como funcionam as ondas traiçoeiras

Autor: 
Ed Grabianowski

Durante a segunda temporada do "Deadliest Catch", uma série de documentários televisivos sobre a pesca de caranguejo no Mar Bering do Alasca, as câmeras filmaram a cena de uma onda gigante atingindo o navio "Aleutian Ballad". A onda de 18 metros virou o barco e causou danos significativos, embora por sorte nenhum dos tripulantes tenha ficado seriamente ferido. O Ballad voltou ao porto para ser consertado. A cena captura a rapidez da onda gigante e, um pouco antes de o impacto derrubar o operador de câmera, a "parede de água" se quebrando sobre o navio pode ser vista com uma clareza assustadora.

Galeria de imagem: ondas (em inglês)

rogue wave tanker
Foto cedida por National Weather Service
Uma onda traiçoeira de 18 metros se afasta depois de

atingir um navio petroleiro em Charleston, Carolina do Sul

O que foi essa onda gigantesca que parece ter surgido do nada? Foi uma onda traiçoeira. As ondas traiçoeiras soam como algo que saiu diretamente de um conto de marinheiro: ondas ameaçadoras, misteriosas e solitárias, com alturas gigantescas e que atingem barcos que estão em águas aparentemente calmas. Por mais improváveis que possam parecer, estudos recentes sugerem, contudo, que essas ondas traiçoeiras são mais comuns do que as pessoas podem imaginar.

Imagine ver uma parede de água com 24 metros se movimentando com rapidez em sua direção. Na verdade, isso pode ser um pouco difícil de imaginar. É fácil mencionar alturas como 15 ou 27 metros sem realmente entender de que tamanho seria uma onda dessas. Aqui estão algumas comparações úteis:

  • um aposento comum de sua casa provavelmente tem cerca de 2,5 metros de altura;
  • uma casa típica com dois andares tem de 6 a 9 metros de altura;
  • a Estátua da Liberdade tem 34 metros de altura dos pés ao topo da cabeça, sem contar a base, os braços e a tocha.

    Entender essas ondas gigantes é mais do que apenas curiosidade científica. Conseguir prevê-las e evitá-las poderia salvar dezenas de vidas e economizar centenas de milhões de dólares todos os anos.

    Neste artigo, você descobrirá o que diferencia ondas traiçoeiras, também chamadas de ondas-monstro, das outras ondas gigantes, além de saber suas causas e aprender sobre alguns dos mais conhecidos incidentes com ondas traiçoeiras.­