Sol

Se ficar perdido durante o dia, em qualquer lugar, sem um mapa, uma bússola ou um GPS à mão, o melhor método para encontrar sua direção é olhar para cima. O movimento do sol pode indicar o norte verdadeiro. Mas para usar esse guia solar, você precisará se lembrar de algumas coisas importantes. No Hemisfério Norte, o sol sempre nasce no leste e se põe no oeste. Ao meio-dia, ele está no meio do horizonte e segue na direção sul. Isso significa que, quando você estiver de frente para o sol ao meio-dia, andar em direção a ele o levará ao sul. Caso ele esteja nas suas costas, você estará andando para o norte. No Hemisfério Sul ocorre o contrário.

relógio
HowStuffWorks
Você pode usar seu relógio para encontrar o norte verdadeiro

Se não for meio-dia e você quiser saber sua direção durante a luz do dia, um relógio analógico pode substituir uma bússola. Primeiro, certifique-se de que ele esteja marcando a hora certa. Depois, aponte o ponteiro da hora para o sol. Segurando o relógio no lugar, imagine um ângulo formado pelo ponteiro da hora e uma linha do 12 até o centro do relógio. Trace uma linha imaginária dividindo esse ângulo ao meio. Tal linha indica o sul no Hemisfério Norte. Durante o horário de verão, crie o ângulo a partir do 1, e não do 12.

No Hemisfério Sul, aponte o 12 para o sol. Em seguida, forme um ângulo imaginário entre o ponteiro da hora e uma linha do 12 ao centro do relógio. A linha que divide esse ângulo ao meio representa o norte.

Não tem relógio? Sem problema. Desde que saiba a hora certa, você pode desenhar seu próprio relógio em um papel e usá-lo da mesma maneira.

método da sombra do sol
Você pode usar uma vareta e as sombras do sol para encontrar o norte verdadeiro aproximado

Para conhecer outra forma de saber sua direção, encontre uma vareta (que será espetada no chão) e um grande local ensolarado. Para isso, lembre-se de que, quando o sol faz as sombras, elas estão na direção contrária a sua posição no céu. Isso significa que, quando o sol está no lado leste do céu, as sombras apontam para o oeste.

Pegue uma vareta, de preferência com 1 metro de altura, e espete-a no solo em uma área ensolarada, de modo que você possa ver a sombra da vareta. Use uma pedra ou outro objeto pontudo e marque a ponta dessa sombra no chão. Como as sombras se movem do oeste para o leste durante o dia, esse primeiro ponto significa o oeste.

Espere aproximadamente 15 minutos e marque para onde a sombra da vareta se moveu. Agora, você deve ter duas marcas no chão: a primeira representa o oeste, e a segunda, o leste. Se traçar uma linha entre os dois pontos, você terá uma idéia geral de sua linha leste-oeste. A partir daí, pode desenhar sua linha norte-sul a um ângulo de 90º da linha leste-oeste.

musgo
Chris Cheadle/Getty Images
No Hemisfério Sul, o musgo na face norte das árvores geralmente é mais verde

Embora essas não sejam orientações direcionais precisas, existem outras pistas na natureza que ajudam a orientar você para o norte verdadeiro.

  • Musgo nas árvores - apesar de a convenção comum sustentar que o musgo cresce na face norte das árvores, nem sempre esse é o caso. No entanto, no Hemisfério Norte, o musgo na face sul será mais grosso e verde, pois esse lado geralmente recebe uma quantidade maior de sol. No Hemisfério Sul, esse fenômeno acontece na face Norte.
  • Árvores - a casca pode ser mais escura, e os ramos, mais estendidos ao céu na face sul das árvores, pois ela não recebe tanto sol. No Hemisfério Norte, a lógica é invertida.
  • Neve derretida - No Hemisfério Norte, a neve pode derreter com mais rapidez na face sul (mais quente) das superfícies rochosas ou das montanhas.
  • Formigueiros - as formigas, no Hemisfério Sul, normalmente constroem seus ninhos na face norte das árvores, onde é mais quente.

Agora, sabemos como encontrar o norte verdadeiro durante o dia. Mas e quando estiver escuro? Leia a próxima página para saber como encontrar o norte verdadeiro por meio da lua e das estrelas.