Desvantagens do motor 2-tempos

Autor: 
Marshall Brain

Agora dá para ver que os motores 2-tempos têm duas vantagens importantes em comparação com os motores 4-tempos: eles são mais simples e mais leves, além de produzir cerca do dobro da potência. Mas se isso é verdade, por que é que os carros e caminhões usam motores 4-tempos?

  • Motores 2-tempos não chegam nem perto de atingir a durabilidade de motores 4-tempos. A falta de um sistema de lubrificação dedicado faz com que as partes se desgastem muito mais rápido.
  • O óleo para motores 2 -empos é caro, e é necessário colocar cerca de 20 ml dele a cada litro de gasolina (a proporção é 50:1) Seu carro gastaria mais ou menos 2 litros de óleo a cada 1.000 km se tivesse  motor 2-tempos.
  • Os motores 2-tempos não usam o combustível de maneira eficiente, o que significa que você faria menos quilômetros por litro.
  • Motores 2-tempos são muito poluentes. Na verdade, tanta poluição que é provável que você não os veja por aí daqui a algum tempo.

    Essa poluição é criada por dois motivos. O primeiro é a queima do óleo junto com o combustível. O óleo deixa todos os motores 2-tempos um tanto quanto fumacentos (embora não tanto quanto no passado). O segundo motivo é menos óbvio, mas você pode visualizá-lo na figura a seguir:


    Cada vez que uma nova carga de ar-combustível é admitida no cilindro, uma parte dela vaza pela janela de escapamento. E é por isso que você vê um brilho oleoso ao redor de qualquer motor de barco. Os hidrocarbonetos que saem do combustível fresco, combinados com o óleo, não são nada bons para o ambiente.

Essas desvantagens significam que os motores 2-tempos são usados somente em situações em que o motor não é utilizado com muita freqüência e há necessidade de ótima relação potência/peso.

Enquanto isso, os fabricantes têm trabalhado para encontrar uma maneira de deixar os motores 4-tempos mais leves e menores, algo que você pode ver em cada novo produto marítimo ou de jardinagem que chega às lojas.

Para mais informações sobre motores 2-tempos e assuntos relacionados, verifique os links na próxima página.