Princípios básicos dos motores 2-tempos

Autor: 
Marshall Brain

Um motor 2-tempos é assim:


É possível encontrar motores 2-tempos em motosserras e jet skis porque eles têm 3 vantagens importantes em relação aos motores 4-tempos:

  • Motores 2-tempos não têm válvulas de admissão e escapamento nem comando de válvulas, o que simplifica sua construção e reduz seu peso;
  • Motores 2-tempos têm uma explosão a cada giro do virabrequim, enquanto nos motores 4-tempos há combustão um giro sim, um giro não, e isso dá um ganho significativo de potência aos motores 2-tempos;
  • Motores 2-tempos podem funcionar em qualquer posição, o que pode ser muito útil em equipamentos como as motosseras. Já um motor 4-tempos normal pode ter problemas com o fluxo de óleo a menos que esteja de pé, e resolver essa deficiência pode deixar o motor mais complexo.
Potência do motor
Para uma explicação completa sobre o que é a potência do motor e o que os cavalos de força significam para o desempenho, leia Como funciona a potência do motor.

Essas vantagens tornam o motor 2-tempos mais leve, mais simples e mais barato de produzir - além de teoricamente ter a capacidade de produzir o dobro de potência no mesmo espaço porque há o dobro de explosões por giro. A combinação de pouco peso e dobro teórico de potência dá aos motores 2-tempos uma ótima relação peso/potência quando comparados a muitos desenhos de motores 4-tempos.

Mas não é comum ver esse tipo de motor em carros, porque os motores 2-tempos têm duas desvantagens significativas que vão fazer mais sentido para nós depois que virmos como esses motores funcionam.