Principais doenças causadas por microorganismos

Autor: 
Alexandre Indriunas

Exemplos de tipos de bactérias (da esquerda para direita, de cima para baixo): cocos, vibriões, bacilos e espirilos.
Enciclopédia Delta Universal

Juntamente com os microorganismos há outros agentes causadores de diversas doenças infecciosas, são invertebrados principalmente helmintos como os vermes. Juntos estes grupos foram a causa de aproximadamente 11 milhões de mortes no mundo em 2002, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os países em desenvolvimento são os mais atingidos, e no Brasil, no mesmo ano, esse número é próximo a 86 mil casos de mortes por estes agentes. Vamos ver alguns dados sobre as doenças infecciosas, mais especificamente as causadas por microorganismos, tomando como referência o ano de 2002.

A diarréia, que pode ter tanto origem bacteriana, viral ou ainda ser causada por protozoários, foi responsável pela morte de aproximadamente 2 milhões de pessoas. Só no Brasil, ela fez mais de 17 mil vítimas.

A tuberculose, que é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, matou mais de 1,5 milhão de pessoas no mundo. No Brasil, 14 mil pessoas morreram devido ao também chamado bacilo de Koch.

O vírus HIV e a Aids são atualmente um dos mais relevantes problemas de saúde causando a morte de algo em torno de 3 milhões de pessoas, e as perspectivas da OMS não são nada animadoras, pois acredita-se que possa haver um crescimento de até 6 milhões de mortes causadas por este vírus, direta ou indiretamente. Estima-se que haja 4,9 milhões de pessoas convivendo com HIV/Aids atualmente no mundo. O Brasil registrou cerca de 433 mil casos, e somente no ano de 2002, 13 mil óbitos.

Outra doença viral importante são as hepatites B e C, levando a óbito 2,5 mil brasileiros e cerca de 380 mil pessoas no mundo. Pela sua posição geográfica o Brasil está sujeito a uma série de doenças próprias do clima, que são chamadas de doenças tropicais, que assolam a América do Sul, Central e sul da América do Norte, além da África e boa parte do sul do continente asiático. Entre elas, a doença de Chagas, que matou no Brasil, em 2002, 8,5 mil pessoas, representando mais da metade dos casos ocorridos, no mesmo ano, no mundo todo.

A malária causada por protozoários do gênero Plasmodium, somente no Brasil no período de 1990 a 2000, teve relatados 6 milhões de casos.
Estes dados servem para dar uma noção da importância dos microorganismos nos problemas de Saúde Pública. Os dados são estimativos, aproximados, pois muitas vezes certas doenças não são diagnosticadas, ou muitos casos não são relatados aos órgãos de saúde.