Como funcionam os microorganismos

Autor: 
Alexandre Indriunas

Selo HowStuffWorks

Os microorganismos, também chamados de germes ou micróbios, são um grupo extremamente variado de seres vivos que não podem ser vistos a olho nu como vírus, bactérias, protozoários e muitas algas e fungos microscópicos.

Embora sejam muito pequenos, os microorganismos são de extrema importância para a vida no planeta, assim como têm um grande impacto sobre as atividades humanas. Em geral os associamos somente às doenças que eles causam nas plantas e nos animais, incluindo os homens, porém, não diminuindo a sua importância, os microorganismos patogênicos são uma minoria.

O vírus da malária
Enciclopédia Delta Universal
Vida quase impossível

Um reservatório sem oxigênio, sepultado sob uma geleira da Antártida, sustenta micróbios que vivem isolados do restante do mundo há milhões de anos.

Leia mais em VEJA.com

Os micróbios vivem praticamente em todos os ambientes possíveis, no ar, no solo, na água, no interior de outros organismos, e nas mais variadas condições climáticas, até mesmo em regiões abissais do oceano, onde nenhum outro organismo consegue viver.

Os microorganismos são o objeto de estudo da microbiologia, ciência com poucos séculos de existência, que pode ser entendida em dois aspectos principais: como ciência biológica básica, fornecendo ferramentas para o entendimento dos processos biológicos, e como ciência biológica aplicada, lidando com questões práticas da medicina, agricultura, veterinária e indústria.