Tipos de máscaras de gás

Autor: 
Marshall Brain

Quando a maioria das pessoas pensa em máscaras de gás ou respiradores, o que geralmente imaginam é uma máscara plástica ou de borracha presa ao rosto com algum tipo de cartucho de filtro. Este tipo é chamado de respirador purificador de ar tipo peça semi-facial. Dependendo dos agentes químicos ou biológicos no ambiente, essa meia máscara pode não ser suficiente, porque os olhos são muito sensíveis a produtos químicos e são um ponto de entrada fácil para as bactérias. Neste caso, um respirador facial total é o mais adequado. Ele fornece uma máscara facial e óculos transparentes que protegem os olhos.

Respirador purificador facial total: usado aqui com um capuz

e traje para proteção adicional

Os respiradores purificadores de ar possuem duas vantagens: são a opção mais econômica e a menos complicada.

O problema com os respiradores purificadores é que qualquer vazamento na máscara os torna ineficazes. O vazamento pode provir de um ajuste inadequado entre a máscara e o rosto do usuário ou de uma fissura ou furo em algum lugar da máscara.

Há mais dois tipos de sistemas de respiradores que solucionam o problema do vazamento. O respirador com suprimento de ar usa o mesmo tipo de cartucho de filtro de um respirador purificador de ar. Entretanto, em vez de colocar o filtro diretamente na máscara e exigir que os pulmões do usuário aspirem o ar através dele, o filtro é fixado em um reservatório operado por bateria. O reservatório usa um ventilador para forçar o ar através do filtro e, então, o ar purificado passa através de uma mangueira para a máscara. A vantagem é que o ar que entra na máscara possui pressão positiva. Qualquer vazamento na máscara fará com que o ar purificado proveniente do reservatório escape em vez de permitir a penetração do ar contaminado do ambiente. Obviamente, a pressão positiva cria um sistema muito mais seguro, mas apresenta duas desvantagens:

  • se as baterias descarregarem, você pode morrer;
  • o fluxo de ar constante através do filtro significa que o filtro não durará muito.

Para bebês e crianças esta pode ser a única opção, porque seus rostos pequenos dificultam um encaixe seguro das máscaras.

O melhor sistema é chamado de sistema SCBA (aparelho de respiração autônomo). Se você já viu um bombeiro usando uma máscara facial total com um cilindro de ar em suas costas, viu um sistema SCBA. O cilindro de ar contém ar purificado sob alta pressão e é exatamente igual ao cilindro usado por um mergulhador de SCUBA. O cilindro fornece uma pressão positiva constante à máscara facial. Um SCBA proporciona a melhor proteção, mas apresenta alguns problemas:

  • os cilindros são pesados e volumosos;
  • os cilindros contêm somente de 30 a 60 minutos de ar;
  • os cilindros precisam ser reabastecidos com o uso de equipamento especial;
  • os sistemas SCBA são caros.

Para atuar em incêndios, um sistema SCBA é uma excelente opção, pois a fumaça de incêndios é densa e contém uma mistura desconhecida de gases venenosos. O fogo pode consumir a maior parte do ou todo o oxigênio do ar. O caminhão de bombeiros pode carregar cilindros adicionais ou equipamento de reabastecimento, e um bombeiro passa um tempo limitado no interior de um edifício em chamas. Entretanto, para os civis ou para soldados no campo de batalha, é quase impossível lidar com um sistema SCBA devido ao custo e do tempo de ar limitado.