A diferença entre mariposas e borboletas

Autor: 
Tracy Wilson

As diferenças entre mariposas e borboletas se enquadram em duas categorias: comportamento e anatomia. As mariposas são, em sua maioria, noturnas. Voam e se alimentam à noite. As borboletas, por sua vez, são diurnas - realizam suas atividades durante o dia. Assim, o inseto alado que você vê se alimentando de uma flor no meio de uma tarde de primavera provavelmente é uma borboleta. Caso veja um inseto de asas largas girando no ar em torno de uma vela à noite, será provavelmente uma mariposa.

Butterfly moth comparison illustration
As principais diferenças entre mariposas e borboletas se relacionam à sua aparência e modo de agir

Borboletas e mariposas também tendem a manter as asas em posições diferentes quando em repouso. É comum ver mariposas com as asas dobradas sobre as costas ou abertas para os lados. A menos que uma borboleta esteja se aquecendo ao sol, ela normalmente mantém as asas unidas e em posição vertical, perpendicular às suas costas.

Borboletas e mariposas também pupam, ou se tornam adultas, de maneira distinta. Ambas passam por metamorfose em uma crisálida, ou casca protetora. As mariposas, porém, tecem uma rede de seda em torno da crisálida, e ocasionalmente a camuflam com folhas ou restos.

butterfly and moth metamorphosis comparison
As borboletas pupam como crisálidas nuas. Já as mariposas envolvem os casulos em seda ao pupar.

As diferenças físicas entre as borboletas e as mariposas são em gerais fáceis de distinguir.

  • As antenas das borboletas são mais largas nas pontas - elas se assemelham a pequenos bastões. As antenas das mariposas muitas vezes apresentam penas. Elas também podem ser finas como as antenas das borboletas, mas sem os bastões.
  • Na maior parte do tempo, as asas de borboleta apresentam cores mais vívidas que as das mariposas. Isso não significa que as mariposas surjam apenas em tom de branco, marrom e cinzento. A  Actias artemis é uma mariposa asiática, aparentada à mariposa luna, uma variedade comum. Mas é tão colorida que se tornou conhecida como a borboleta da noite.
  • Muitas mariposas usam uma série de laços conhecidos como retinaculum e uma franja chamada frenulum para conectar suas asas frontais e traseiras. As borboletas não apresentam essas estruturas.
  • Os corpos das mariposas muitas vezes são mais robustos e peludos que os das borboletas. 

Essas diferenças facilitam a distinção entre borboleta e mariposa. Por exemplo, é possível dizer que inseto Gandalfo no filme "O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel" é uma mariposa. Ela aparece à noite, tem um corpo largo, cores mortiças e antenas com penagem.

Mas nem todos os membros da ordem Lepidoptera se enquadram precisamente às categorias borboleta ou mariposa. Os hesperídeos têm corpos robustos como os das mariposas mas antenas com bastões como as das borboletas, muitas vezes com uma dobra na extremidade. Como as borboletas, eles voam de dia, mas como as mariposas tendem a cores mortiças. No entanto, eles não se assemelham nem a borboletas nem a mariposas quanto a um traço: em repouso mantêm suas asas em um ângulo que lhes é característico, com as asas traseiras e dianteiras separadas. 

Para aprender mais sobre mariposas e borboletas, siga os links da próxima página.