Biografia de Marie Curie

Autor: 
Editores do HowStuffWorks
Marie Curie

Ela ganhou dois Prêmios Nobel e dedicou sua vida a uma descoberta que acabaria com a sua vida. Marie Curie foi uma das mais brilhantes cientistas do século 20. Ela superou inúmeros obstáculos e preconceitos para levar adiante um trabalho que possibilitou avançarmos na compreensão da física nuclear.

Nascida na Polônia e enfrentando precárias condições econômicas, ela conseguiu graças a sua extraordinária vontade estudar na França. Marie e o marido, o cientista francês Pierre Curie, iniciaram uma pioneira pesquisa em radioatividade no final do século 19. O resultado desse trabalho foi a descoberta do polônio e do rádio e avanços fundamentais na física nuclear e no uso do rádio para a terapia contra o câncer.

Além de uma brilhante cientista, Marie conseguiu também ser uma excelente mãe ao criar com muito amor suas duas filhas. Uma delas ao seguir os passos da mãe também acabou vencedora de um Prêmio Nobel. Conheça nas páginas a seguir um pouco mais da vida dessa extraordinária mulher.

marie curie
Reprodução


Este artigo é um resumo do livro “Curie e a Radioatividade em 90 minutos”, de Paul Strathern, da coleção “Cientistas em 90 minutos” da Jorge Zahar Editor, publicado em 2000.