Componentes do maçarico

Autor: 
Jane McGrath

Os maçaricos a gás, mesmo os profissionais, são ferramentas razoavelmente simples. Seu projeto básico não mudou muito do século passado até hoje. Um maçarico profissional é geralmente formado por um cilindro de gás combustível, um cilindro de oxigênio, dois reguladores de gás, duas mangueiras, o punho com o misturador de gases e o bico.

diagram of blowtorch components
Componentes básicos do maçarico a gás

Os reguladores, localizados na cabeça do cilindro, controlam a pressão e o fluxo de gás. Para prevenir explosões, é essencial ajustá-los às pressões certas. Um regulador tem dois medidores: o medidor de alta pressão que lê a pressão do gás no tanque, e o medidor de baixa pressão que lê a pressão do gás na mangueira e no bico. Aprenda mais sobre pressão e como medi-la em Como funcionam os calibradores.

As mangueiras que conectam os cilindros de aço ao bico são feitas de um material forte, flexível, geralmente de borracha. Para evitar confusões, a mangueira do oxigênio é verde e a mangueira do gás combustível é vermelha.

A extremidade do punho tem duas válvulas agulha, que são botões redondos que controlam o fluxo de oxigênio ou de gás combustível. O bico está ligado ao punho e deve ser trocado dependendo do tipo de trabalho a ser feito e do gás usado. Quando um maçarico é usado para cortar metal, um tubo de oxigênio manda um fluxo extra do gás diretamente para o centro da chama, aumentando sua intensidade. Finalmente, um acendedor, ou uma luz piloto, muito parecido com o acendedor de fogão a gás, acende a chama. Não é uma boa idéia acender os maçaricos com isqueiros comuns ou fósforos devido às altas temperaturas das chamas.

Como acender

Dois tipos de dispositivos acendem os maçaricos. No acendedor piezoelétrico, ao apertar o gatilho, um martelo bate contra cristais especiais, produzindo uma corrente elétrica e faíscas (para saber mais sobre as diversas e surpreendentes utilidades da piezoeletricidade, leia Como funciona o acendedor em uma grelha de churrasco - em inglês). Quando acionado, o acendedor por fricção, que mais parece um enorme alfinete de segurança, produz faíscas ao riscar cristais especiais.

Mas o que impede que essa ferramenta exploda na sua cara? Bem, os acessórios de segurança descritos a seguir geralmente vêm junto com o maçarico, mas eles também podem ser comprados separadamente.

  • As válvulas de controle ligadas aos reguladores e ao punho ajudam a prevenir que o gás volte para a mangueira ou cilindro. A pressão na mangueira deve ser sempre superior à pressão no punho. Se houver alguma mudança e a pressão no punho for superior à pressão na mangueira, a válvula de controle se fecha, interrompendo o fluxo de gás.
  • As válvulas de segurança anti-retrocesso estão ligadas ao regulador e consistem em uma válvula de controle e um anti-chamas, que permite o fluxo do gás, mas não da chama. Essas válvulas previnem retrocessos, conforme veremos na secção sobre acendimento.

A seguir, veremos os diferentes gases que os maçaricos consomem para alcançar essas altas temperaturas.