Há diferença entre macacos e símios?

Embora os símios e os macacos sejam primatas e façam parte da mesma subordem de primatas, existem várias diferenças entre eles. Também existem vários tipos de primatas. A diferença entre os vários grupos de primatas se baseia em características físicas e na origem evolutiva.

This monkey's tail distinguishes it from apes.

Fotógrafo: Luis Fernando Curci Chavier | Agência: Dreamstime (em inglês)

O rabo deste macaco o diferencia dos símios. Veja mais fotos de primatas (em inglês).

 

A ordem dos primatas é caracterizada por animais com olhos frontais e braços, pernas e dedos altamente flexíveis. Essa estrutura corporal se desenvolveu como uma adaptação para a vida nas árvores: os primatas têm membros flexíveis e mãos fortes para que consigam se mover de um galho para o outro. Os olhos frontais também são uma adaptação para a vida nesse ambiente: eles proporcionam uma excelente percepção de profundidade aos primatas, permitindo que calculem com precisão a distância entre as árvores.

As 235 espécies de primatas modernos estão divididas em duas subordens: prossímios e antropóides. Os prossímios, que são os lêmures e animais parecidos, são o grupo mais primitivo. Eles apresentam menos inteligência e se parecem mais com outros grupos de mamíferos (eles geralmente têm bigodes e focinhos alongados, por exemplo). Os prossímios se separaram da linha evolutiva dos humanos relativamente cedo. Os antropóides, geralmente chamados de "primatas superiores", compreendem o restante das espécies na ordem dos primatas. Os antropóides variam muito em relação ao tamanho, extensão geográfica e comportamento, mas todos possuem faces achatadas, ouvidos pequenos e cérebros relativamente grandes e complexos.

 

­­Dentro da subordem dos antropóides, os primatas são agrupados em macacos, símios e hominídeos. A maneira mais fácil de diferenciar os macacos dos outros antropóides é procurar por um rabo. A maioria das espécies de macacos tem rabos, o que não é o caso dos símios ou hominídeos. Os macacos são muito mais parecidos com outros mamíferos do que os símios ou humanos. A maioria dos macacos, por exemplo, não consegue se balançar de um galho para o outro, como os símios e os humanos, porque os ossos de seus ombros têm estruturas diferentes. Em vez disso, os macacos correm pelos topos dos galhos. A estrutura óssea dos macacos é parecida com a de gatos, cães ou outros animais de quatro patas, e eles se movimentam da mesma maneira. Na linha evolutiva dos humanos, os macacos se separaram muito antes dos símios.

A seguir, vamos explorar como os cientistas classificam os símios.

­ ­­