O corpo do leão

A maioria dos machos adultos tem entre 2,70 e 3 metros de comprimento, incluindo a cauda de 90 centímetros; e peso entre 180 e 225 quilos. As leoas geralmente são menores.

O leão tem um corpo forte e musculoso com uma porção dianteira excepcionalmente forte. Sua cor varia de um amarelo escuro a um marrom acinzentado, com as porções inferiores amareladas. O leão asiático tem uma dobra proeminente de pele ao longo do abdome. A cauda do leão tem um tufo final de pêlos negros e no cerne desses pêlos existe um osso cuja finalidade ainda não é conhecida. Cada dedo tem uma forte garra recurva e retrátil com até 7,5 centímetros de comprimento. Em suas poderosas mandíbulas, que podem se abrir a até 30 centímetros, existem dentes capazes de esmagar a espinha de um boi com apenas uma mordida.

O macho adulto normalmente desenvolve uma juba de cor escura (entre marrom e negra) em torno do pescoço. A juba é costuma ser espessa nos leões que vivem em cativeiro, mas escassa e irregular nos animais que vivem na natureza e precisam enfrentar arbustos espinhosos.

O que um leão e um gato doméstico têm em comum?

Os leões fazem parte da família dos gatos, os felídeos. As formas do leão e do gato doméstico são semelhantes: ambos são esbeltos, dotados de caudas longas, contam com caninos longos e pontudos, além de garras afiadas e retráteis. Ambas as espécies usam as garras para galgar, segurar, combater e matar. E tanto os leões quanto os gatos caseiros caminham sobre os dedos e não sobre as solas dos pés.

Os leões passam boa parte de seu tempo no chão, mas são bons escaladores, da mesma forma que os gatos caseiros. Ambas as espécies podem galgar árvores em busca de presas. Além disso, leões e gatos caseiros usam linguagem corporal e cheiros para se comunicar. Também usam chamados orais: os leões rugem, os gatos caseiros miam. E, assim como os gatos caseiros, os leões tiram sonecas.

Mas, apesar de todas essas semelhanças, existe uma grande diferença: um leão é cerca de 30 vezes maior que o gato caseiro médio. Imagine um gato desse tamanho pela sua casa.

Por que os leões são considerados os "reis dos animais"?

Os leões estão entre os maiores felinos selvagens que existem. A maioria dos leões machos pesa entre 160 e 180 quilos, mas alguns chegam a atingir 250 quilos. Incluindo as caudas, os leões machos adultos têm cerca de 2,70 metros. Sua altura nos ombros é de 1,20 metro. As leoas são ligeiramente menores.

Apesar do imenso tamanho, os leões não são lentos. Ao perseguir caça, os leões podem atingir velocidade de mais de 50 km/h.

Um leão macho tem uma das maiores cabeças entre os felinos selvagens. Em torno dela e do pescoço fica uma juba de pêlos espessos e longos. Essa juba dá ao leão uma aparência de membro da realeza. Ele é o único felino que possui juba.

A juba do leão serve apenas para exibição?

A juba faz com que um leão macho adulto pareça maior do que é na verdade. Ela é feita de pêlos longos e espessos, podendo ser amarela, marrom ou preta. Mas embora ela seja muito atraente em termos visuais, suas funções vão bem além da simples exibição.

Quando maior a juba de um leão macho, mais imponente ele parece aos demais machos. E, quanto mais impressionante sua aparência, mais provável que ele se torne um dos líderes do grupo de leões.

Uma juba majestosa também ajuda o macho a evitar combates com outros machos. Isso acontece porque normalmente machos com jubas menos impressionantes optam por não lutar com machos com jubas mais longas. Mas se um leão macho entra em uma briga, a juba espessa é muito útil porque protege o pescoço do animal.