Como funciona a hibernação

Autor: 
Ed Grabianowski

hibernação

Todo animal vivo na Terra queima energia o tempo inteiro. Atividades físicas como caminhar e respirar queimam energia. Bombear sangue e digerir alimentos queimam energia. Até mesmo pensar, queima energia. Como animais de sangue quente, uma grande quantidade de energia é queimada apenas mantendo nossa temperatura corporal. Mesmo quando estamos dormindo, queimamos energia.

Hazel dormouse (Muscardinus avellanarius) hibernating in burrow
Bon Elsdale/The Image Bank/Getty Images
Rato silvestre aveleiro hibernando

Essa é a v­erdadeira razão pela qual os animais comem - para ganhar energia suficiente a fim de fornecer combustível para todos esses processos. O sistema funciona bem quando há abundância de frutas nas árvores ou animais para capturar e comer [ou pizzas (em inglês) no freezer]. Mas, o que acontece quando chega o inverno e se torna muito difícil encontrar comida? Como os animais sobrevivem com poucas fontes de energia disponíveis?

No mundo animal, há muitas estratégias de sobrevivência no inverno e uma das mais fascinantes é a hibernação. Alguns animais entram em um estado letárgico em que a freqüência respiratória e os batimentos do coração diminuem e permitem que a temperatura corporal caia, em alguns casos até abaixo do congelamento. Os animais que hibernam param de comer e, em muitos casos, param de evacuar. Tudo isso acontece para que o animal possa usar menos energia.

­

Hibernar ou migrar para uma área mais quente geralmente é uma peculiaridade da evolução. Animais menores tendem a ser mais aptos a hibernar porque a migração exige enorme quantidade de energia em relação ao tamanho de seu corpo. Animais maiores são menos aptos a hibernar devido à energia adicional necessária para aquecer um corpo grande.

A hibernação é mais variada do que se pode imaginar. Muitos animais hibernam em uma toca durante todo o inverno, mas alguns hibernam no verão. Alguns peixes podem hibernar em um envelope de muco à prova de água se o lago em que vivem secar. Certos pássaros e morcegos entram em uma espécie de hibernação diária chamada torpor.

Na próxima página, vamos analisar por que a hibernação é diferente do sono e saber o que acontece com animais no zoológico.

O peixinho dourado adormecido

Peixinhos dourados domesticados que vivem em tanques externos hibernam para atravessar o inverno. Eles flutuam,
em estado de atividade metabólica reduzida, no fundo do tanque abaixo do gelo. O maior perigo para eles é a acumulação de amônia na água, proveniente de seus próprios dejetos e de matéria vegetal em decomposição.