Como funcionam os grilos

Grilo

O grilo é um inseto "parente" do gafanhoto. Ele tem longas antenas e costas lisas com coberturas rijas sobre as asas. Move-se aos saltos ou em corridas curtas e secas. Os machos de algumas espécies têm uma área endurecida sobre cada cobertura de asa e produzem uma "canção", ou chilreio, quando roçam essas áreas umas contra as outras. As fêmeas não o fazem.

O grilo comum tem cerca de 2,5 cm, com antenas do mesmo comprimento. Sua cor é preta ou marrom brilhante. Os grilos se alimentam à noite, comendo plantas, outros insetos, fungos e alimentos humanos. Ocasionalmente proliferam a ponto de se tornarem incômodos.

Os grilos são considerados sinais de boa sorte por pessoas dos mais diferentes lugares. Em algumas partes da Ásia, as pessoas os mantêm como animais de estimação.

Grilo
©2009 HowStuffWorks

 

Grilos são bons animais de estimação?

Há centenas de anos, pessoas de algumas partes da Ásia mantêm grilos como animais de estimação. Diz-se que os grilos trazem alegria e boa sorte a uma casa. Também oferecem excelente música.

Os chineses costumavam manter seus grilos de estimação em pequenas gaiolas feitas de bambu ou madeira. Uma jaula de grilos continha pequenas vasilhas para sua comida e água. Ocasionalmente os donos até criavam uma cama de barro para que o animal dormisse e chegavam até mesmo a fazer cócegas nos grilos com bigodes de coelho, para fazê-los cantar.

Houve época em que os chineses caminhavam pela cidade levando seus grilos. Os donos os colocavam em pequenos recipientes, carregados no bolso. As pessoas que caminhavam pela rua podiam ouvir o alegre som do canto dos grilos.

Que grilos cantam do alto das árvores?

Em uma noite de verão, você pode ouvir o som dos grilos vindo das árvores. Trata-se do canto dos grilos machos que vivem em árvores. São grilos verdadeiros, que fazem das árvores sua morada. Os grilos muitas vezes cantam juntos, como um coral.

Os grilos comuns do campo são pretos. Os das árvores são brancos ou de um verde pálido. Suas asas finas e translúcidas parecem frágeis.

Os grilos das árvores usam suas fortes patas traseiras para saltar de galho em galho. Alimentam-se principalmente de pequenos insetos conhecidos como afidídeos, que matam as plantas ao sugar seu sumo.

Que grilos amam as formigas?

Os grilos sem asas que amam as formigas têm comprimento entre 19 e 32 milímetros, e vivem nas partes secas do oeste dos Estados Unidos. Passam a maior parte de seu tempo em ninhos de formigas ou perto deles. Até 50 desses grilos podem ser encontrados em um único ninho ao mesmo tempo. O que estão fazendo lá? Tentando roubar uma refeição das anfitriãs.

Para obter comida, o grilo se aproxima de uma formiga. Depois, faz uma série de movimentos. De alguma forma, os movimentos levam a formiga a derrubar parte da comida.

As formigas não gostam tanto dos grilos quanto estes gostam delas. Tentam expulsar os hóspedes indesejados sempre que podem.

Que grilos enrolam as folhas?

Insetos levam vidas muito perigosas. O mundo está repleto de predadores e eles precisam ser muito espertos para se manter vivos. Usam camuflagem, sinais de alerta, picadas, mordidas e até mesmo liberam odores desagradáveis como forma de se proteger.

Os insetos conhecidos como grilos enroladores de folhas se protegem de outra maneira. Ocultam-se em pequenos ninhos que fazem de folhas.

O grilo enrolador de folhas alimenta-se à noite e repousa ou se esconde durante o dia. De noite, esse grilo caça afidídeos. Mas de dia ele se esconde no abrigo que constrói. Ele o cria enrolando uma folha, e amarra o abrigo com um fio semelhante à seda que produz em sua boca.

Que grilos vivem em cavernas?

Você já explorou uma caverna? Se a resposta é positiva, você é um espeleologista - uma pessoa que explora cavernas. E se você já explorou uma caverna no Texas, pode ter visto - mas não ouvido - o grilo secreto das cavernas.

Os grilos das cavernas são silenciosos e não têm asas. Os cientistas não os classificam como verdadeiros grilos. Suas antenas são compridas e suas longas patas traseiras os tornam excelentes saltadores.

O grilo secreto das cavernas que vive no Texas não excede os 2,5 cm de comprimento. Ele aprecia companhia. Pode viver em grupos de até cinco mil membros. Os grilos das cavernas não escolhem muito a comida. Quando chega a noite, eles deixam as cavernas e comem o que quer que encontrem.

Tem um camelo no porão?

O grilo-camelo tem pintas e uma corcova e traz a palavra "camelo" em seu nome. Mas isso é tudo que ele tem em comum com um camelo. Os camelos vivem nas planícies e desertos enquanto que os grilos-camelo preferem cavernas frias e úmidas, ou até porões.

Você já viu um grilo marrom no porão? Se sim, pode ter sido um grilo-camelo. Esse inseto comumente invade casas no centro e leste dos Estados Unidos e Canadá.

Como o grilo das cavernas, o grilo-camelo não tem asas. Não é um verdadeiro grilo. Mas salta muito bem e tem longas antenas. Caso um inimigo se aproxime, as antenas o alertam quanto ao perigo.

Um grilo pode cavar um buraco?

Se for um grilo-toupeira, certamente. Esse inseto é como uma máquina de escavar bem projetada. Tem patas dianteiras curtas e em formato de pá. Também tem uma cabeça pontuda e seu corpo é revestido de pelos finos. Os pelos impedem que a terra cubra o seu corpo enquanto cava.

Os grilos-toupeira são em geral marrons ou pretos. Têm entre 2,5 e 5 cm de comprimento. A fêmea põe ovos em túneis perto da raiz de plantas. Quando os ovos estão chocados, as ninfas se unem aos adultos e se alimentam das raízes. O grilo-toupeira das Índias Ocidentais, ou changa, como é chamado em Porto Rico, come as raízes da cana-de-açúcar. O inseto comilão pode causar muito estrago nas safras.

Ainda que os grilos-toupeira vivam no subsolo, têm asas e podem voar. Muitas vezes sobem à superfície em noites quentes, quando o chão está úmido.

Os grilos pertencem à ordem Orthoptera. As três famílias de grilos reais são os Gryllidae (domésticos, de árvores e do campo); Gryllacrididae (camelos e das cavernas); e Gryllotalpidae (grilos-toupeira). O grilo do campo comum é o Gryllus pennsylvanicus. O grilo mórmon pertence à família Tettigoniidae e não é um verdadeiro grilo.