Curiosidades

Autor: 
Rafaela Fogaça,Diogo Tutida

Tire algumas dúvidas sobre a fotossíntese

Por que as folhas das plantas são verdes?

As folhas das plantas são verdes porque possuem grande quantidade de clorofila nas suas células. A luz é formada por vários comprimentos de onda sendo cada um destes representados por uma cor. Somos capazes de ver apenas as cores refletidas por determinada estrutura e não as que absorvidas. A clorofila absorve os comprimentos de onda de cor vermelha e azul e reflete os comprimentos de onda das cores restantes que juntos formam a cor verde.

Por que a maioria das frutas não maduras é verde?

As frutas apresentam além da clorofila outros pigmentos como as xantofilas e os carotenóides. A clorofila, de coloração verde, se sobressai em relação aos demais pigmentos em frutos não maduros. Quando alguns frutos iniciam a maturação ocorre a degradação da clorofila e os outros pigmentos, então, passam a refletir suas cores como por exemplo, vermelho ou amarelo.

Porque plantas que não produzem clorofila morrem cedo?

A clorofila, pigmento essencial para que ocorra a fotossíntese, está presente no interior dos cloroplastos das células vegetais e é responsável pela coloração verde das plantas. Em uma célula vegetal, podem ocorrer mutações genéticas que tornam os cloroplastos inativos os quais recebem o nome de leucoplastos. As folhas então são incapazes de produzir a clorofila e ficam brancas. As plantas que possuem folhas com essas características têm uma vida de curta duração, pois não conseguem produzir energia através da fotossíntese. A isto se explica o fato de ser difícil encontrar plantas albinas na natureza, sendo estas observadas apenas em laboratórios ou estufas, quando são realizadas germinações de grandes quantidades de sementes.

Protótipo de bateria que funciona com açúcar

A Sony (empresa multinacional de origem japonesa fabricante de produtos eletrônicos) desenvolveu um protótipo de bateria que gera eletricidade tendo como fonte de energia o açúcar. Esta biobateria é revestida com plástico vegetal, possui 3,9 centímetros de cada lado e funciona com a injeção de uma solução de açúcar. A bateria tem enzimas que quebram o açúcar e liberam energia. Segundo a Sony, a bateria pode ser suficiente para um reprodutor de músicas e um par de alto-falantes. Testes com células da bateria em questão atingiram uma produção de 50 milliwatts de energia. O açúcar em questão é um dos produtos da fotossíntese gerado pelas plantas que constituí uma fonte renovável de energia.