Como as plantas realizam a fotossíntese

Autor: 
Rafaela Fogaça,Diogo Tutida

Na fotossíntese, ocorre essencialmente a combinação de dióxido de carbono (CO2) e da água (H2O) que juntos de moléculas de ATP e NAPH formam vários compostos, entre eles, os carboidratos (glicose), cujo processo libera oxigênio (O2) para a atmosfera.

As plantas retiram a H2O do solo através de suas raízes e o CO2 do ar atmosférico. A luz solar é fundamental para que o processo da fotossíntese ocorra. Ela é absorvida pelas folhas das plantas por meio dos cloroplastos, que estão localizados no interior da célula vegetal e onde está armazenada a clorofila. A clorofila é um pigmento que exerce importante função na fotossíntese e é responsável pela coloração verde das folhas. A clorofila e a energia solar, através de reações químicas, transformam a água e o gás carbônico a partir de ATP e NADPH em glicose e outros carboidratos - n(CH2O).

Por causa da nossa dependência da energia solar, para o fornecimento de energia e alimento, a descoberta do mecanismo da fotossíntese é um marco central na pesquisa bioquímica. O processo básico da fotossíntese e sua fórmula são a seguinte:

­

Os açúcares, além dos sais minerais (substâncias contendo principalmente nitrogênio, fósforo e potássio), são conduzidos ao longo dos canais existentes na planta para todas as suas partes. A planta utiliza parte desse alimento para viver e crescer, e a outra parte permanece armazenada nas raízes, caules e sementes.

O CO2 liberado pela respiração dos seres heterótrofos retorna para a atmosfera para ser utilizado novamente pelos organismos fotossintetizantes. A energia solar fornece, então, a energia para o ciclo contínuo de CO2 e de H2O atmosféricos através da biosfera e fornece os substratos reduzidos (combustíveis), como a glicose, dos quais dependem os organismos não fotossintetizantes (heterótrofos).

 

A fotossíntese compreende dois processos:

  • reações fotoquímicas - caracterizadas por acontecerem na presença de luz e caracterizam-se pela absorção da luz solar pelas plantas resultando na formação dos compostos reduzidos NADPH e ATP.
  • reações bioquímicas - ocorrem tanto em ambiente de luz quanto no escuro, não requerendo necessariamente a presença da luz. Nessa fase o ATP e o NADPH são utilizados para a síntese de carboidratos, como o açúcar.