O que é potência?

Autor: 
Karim Nice

Unidades comuns
de potência

SI:
Watts (W)
   1000 W = 1 kW
Quilowatt (kW)
   1 kW = 1.341 hp

Inglês
cavalo de força (hp)
   1 hp = 0,746 kW

Potência é a medida de quão rápido um trabalho é executado. Usando uma alavanca, você pode gerar um torque de 200 libra-pés. Mas será que conseguiria girá-la 3 mil vezes por minuto?

A unidade SI de potência é o watt. O watt se subdivide em outras unidades sobre as quais já conversamos. Um watt é igual a 1 Newton-metro por segundo (Nm/s). Você pode multiplicar a quantidade de torque em Newton-metros pela velocidade de rotação, a fim de encontrar a potência em watts. Outra maneira de pensar em potência, é vê-la como uma unidade de velocidade (m/s) combinada com uma unidade de força (N). Ao empurrar um objeto com uma força de 1 N, a uma velocidade de 1 m/s, a potência é igual a 1 watt.

Um meio interessante de perceber quanta potência você pode produzir, é ver quão rápido você consegue subir um lance de escada.

  1. Meça a altura do conjunto de degraus até o terceiro andar.
  2. Suba o mais rápido possível e cronometre o tempo.
  3. Divida a altura da escada pelo tempo que levou para subir. Isso vai lhe dar sua velocidade.

Aliás, se você levou 15 segundos para percorrer 10 metros, sua velocidade foi de 0,66 m/s (só a velocidade vertical importa). A força que você exerceu nestes 10 m é igual ao seu peso. Para chegar a esse valor, multiplique seu peso por sua velocidade.

Potência (W) = (altura da escada (m) / tempo de subida (s) ) * peso (N)

Potência (hp) = [(altura da escada (ft) / tempo de subida (s) ) * peso (lb)] / 550