O que é trabalho?

Autor: 
Karim Nice

Trabalho é simplesmente a aplicação de uma  força por uma distância, mas atenção ao detalhe: a distância só entra na equação se é exercida na mesma direção da aplicação da força. Levantar um peso do chão e colocar em uma prateleira é um bom exemplo de trabalho. A força é igual ao peso do objeto e a distância é igual a altura da prateleira. Se o peso estivesse em outra sala e você tivesse que pegá-lo e atravessar a sala antes de colocá-lo na prateleira, não produziria mais trabalho do que se o peso estivesse no chão diretamente abaixo da prateleria. Pode ser que você sinta que realizou mais trabalho, mas enquanto estava andando com o peso, você estava se movendo horizontalmente, enquanto que a força exercida pelo peso estava na vertical.

Seu carro também trabalha. Quando está em movimento, tem que aplicar uma força para superar a força de atrito com o solo e a resistência do ar. Se estiver subindo uma montanha, ele realizará o mesmo trabalho que você realizou quando levantou o peso. Quando o carro estiver descendo a montanha, no entanto, ele vai recuperar o trabalho. A montanha ajuda o carro a descer.

Trabalho é energia que está sendo usada. Quando você realiza trabalho, usa energia. Mas algumas vezes, a energia usada pode ser recuperada. Quando o carro sobe uma montanha, o trabalho que realiza para chegar ao topo ajuda quando ele precisar descer. Trabalho e energia se relacionam de forma muito próxima. As unidades de medida de trabalho e de energia são as mesmas, e vamos discuti-las mais tarde.