O que é massa?

Autor: 
Karim Nice

Unidades comuns
de massa

SI:
Grama (g)
   1 g = 0,001 kg
Quilograma (kg)
   1 kg = 2,2 lbm (libra)
1 kg = 0,0685 slug

Inglês:
Libra massa (lbm)
   1 lbm = 0,4536 kg
Slug (slug)
   1 slug = 14,5939 kg

Geralmente, massa é definida como a quantidade de matéria contida em um objeto ou corpo, o número total de partículas subatômicas (elétrons, prótons e nêutrons) de um objeto. Se você multiplicar sua massa pela força da gravidade da Terra, vai obter seu peso. Assim, se seu peso corporal está variando por causa de sua alimentação ou prática de exercícios, na verdade, é o número de átomos que está mudando.

É importante entender que a massa é independente de sua posição no espaço. Sua massa corporal é a mesma tanto na Lua como na Terra porque o número de átomos é o mesmo. Por outro lado, a força da gravidade da Terra diminue à medida em que você se afasta dela. Portanto, você pode perder peso mudando de altitude, mas sua massa permanece constante. Seu peso também muda se você for morar na lua, mas sua massa continua a mesma.

A massa é importante para o cálculo da aceleração de um objeto quando lhe aplicamos uma força. O que determina quão rápido um caro pode ser acelerado? A aceleração será lenta se dentro dele estiverem cinco adultos, ao invés de somente você. Pesquisaremos mais detalhadamente a relação entre massa, força e aceleração, depois de conversarmos sobre força.