Como funcionam a força, a potência, o torque e a energia

Autor: 
Karim Nice

Em muitos dos nossos artigos aparecem diversas terminologias, palavras como massa, força, torque, trabalho, potência e energia. O que significam estas palavras? São intercambiáveis entre si?

Neste artigo, vamos ajudá-lo a compreender melhor essa terminologia, dar alguns exemplos de quando cada termo é usado e, até mesmo, tentar fazer alguns cáculos na medida em que você se familiarizar com eles.

Faremos referência a diferentes unidades de medida. Na maior parte do mundo, o Sistema Internacional de Unidades (SI - do francês, Le Système International d'Unités), referido também como sistema métrico, é aceito como padrão de unidades. Esse sistema contém quase todas as unidades métricas com as quais você está acostumado, como metro e quilograma, mas também inclui unidades para muitas outras propriedades físicas e de engenharia. Os Estados Unidos adotaram oficialmente o sistema SI de unidades, mas o English Engineering Units (com libras e pés) ainda está atualmente em uso. Antes de começar explicar esses termos, precisamos voltar a algumas questões básicas. Começaremos com massa e trilharemos nosso caminho até energia.