Por que os astronautas têm que se exercitar na Estação Espacial Internacional?

Autor: 
John Fuller
Astronaut Edward T. Lu exercises on the Cycle Ergometer with Vibration Isolation System (CEVIS) in the Destiny laboratory on the International Space Station (ISS).
Imagem cedida pela NASA
O astronauta Edward T. Lu se exercita no Cicloergômetro com sistema de isolamento de vibração (CEVIS) no laboratório Destiny na Estação Espacial Internacional (ISS). Por que os astronautas a bordo da ISS se exercitam o tempo todo?

Quando as pessoas na Terra decidem começar a se exercitar, elas o fazem por vários motivos. Nós fazemos exercício para manter nossos corações saudáveis, tonificar os músculos, reduzir o estresse ou perder um pouco de peso. Para os astronautas vivendo em um ambiente como a Estação Espacial Internacional (ISS), no entanto, exercitar-se não é uma questão de escolha - é uma necessidade. Eles precisam se manter em movimento no espaço por todos os motivos acima e mais.

Se você desse uma espiada em um dos programas diários da Estação Espacial Internacional, perceberia muito exercício. Embora os programas sejam sempre diferentes e a cada dia exijam várias tarefas distintas - um dia pode ser cheio de entrevistas com revistas e programas de televisão, outro dia pode incluir uma caminhada no espaço (em inglês) para consertar uma peça da estação - há quatro coisas que os astronautas sempre irão fazer durante sua permanência. Juntamente com comer, dormir e telefonar para casa para falar com membros da família, exercitar-se é uma das atividades mais importantes em um dia atarefado. Na verdade, eles praticam até quatro horas de exercícios em um período de 16 horas.

Por que os astronautas a bordo da ISS se exercitam tanto? Além de manter a forma e permanecer os melhores em sua área, o principal motivo para se exercitarem durante a viagem ao espaço sideral é porque sofrem uma condição parecida com a osteoporose, uma doença que resulta em perda significativa de massa óssea. Mas espere - os astronautas não estão no auge de sua saúde? Como a permanência no espaço corrói seus ossos?

Por que viver no espaço produz influências diferentes em nossos corpos e o que os astronautas podem fazer a respeito disso? Os halteres vão fazer a mágica ou eles precisam de algo mais? Para saber por que eles precisam permanecer extremamente ativos no espaço, leia a próxima página.