Operação da retroescavadeira

Autor: 
Marshall Brain,Tom Harris

Quando você pára e pensa sobre todas as diferentes partes móveis em uma retroescavadeira, parece inacreditável que você precise de apenas uma pessoa nos controles. Como vimos nas últimas duas seções, o braço da escavadeira gira sobre quatro articulações diferentes (alguns projetos de caçamba têm cinco) e a carregadeira se move sobre duas a três articulações. Além disso, o operador controla os braços estabilizadores e move o trator durante o carregamento. Como uma pessoa faz tudo isso?


Imagem cedida pela Caterpillar
A escavadeira é controlada por dois joysticks

Os principais controles para uma escavadeira Caterpillar são dois joysticks no estilo de computador. As funções dos joysticks são as seguintes:

  • o joystick à esquerda move a lança e gira toda a escavadeira de um lado para o outro;
  • o joystick à direita movimenta o braço e a caçamba;
  • puxar o joystick à frente move a lança ou o braço para mais perto de você, e empurrando o joystick para longe, movimenta a lança ou o braço mais para fora;
  • empurrar o joystick esquerdo para a esquerda gira toda a escavadeira para a esquerda e empurrar o joystick para a direita gira o braço para a direita;
  • empurrar o joystick direito para a esquerda levanta a caçamba, e empurrar para a direita derruba a caçamba.

Escavar eficientemente com uma escavadeira requer prática, como aprender a dirigir um carro. A parte mais difícil de aprender a dirigir normalmente, é prestar atenção a todas as coisas diferentes acontecendo. Requer muita prática manter todos os controles em sua mente de uma vez. Aprender como operar uma escavadeira é a mesma coisa. Pegar algo com seu braço é incrivelmente fácil pois você move cada músculo automaticamente. Mas imagine como seria difícil se tivesse que parar e pensar sobre cada músculo que fosse mover nesse simples movimento.

O braço da escavadeira tem um intervalo muito amplo de movimento

Um motorista experiente nem mesmo pensa sobre a maioria das coisas que está fazendo ao dirigir. Os operadores de escavadeiras alcançam esse mesmo nível. Com prática suficiente, os controles se tornam uma segunda natureza. Mas além de aprender os controles, o operador também deve aprender a posicionar o braço de modo a escavar eficientemente. Isso significa saber o melhor ângulo para a caçamba à medida que ela afunda na terra, saber quando mover a lança e quando mover o braço, e ter uma avaliação de quais posições do braço fornecem melhores condições para utilização da alavanca.


Imagem cedida pela Caterpillar
A carregadeira é controlada por um único joystick

A operação da carregadeira é relativamente simples, pois ela apenas derruba, se eleva e abaixa. O principal controle da carregadeira é um joystick no lado direito do operador. Se você puxar o joystick para trás em sua direção, o primeiro conjunto de aríetes hidráulicos empurram para elevar os braços. Quando você o empurra para longe de você, os braços abaixam. Para empurrar a caçamba, você movimenta o joystick para a direita e para curvar a caçamba, movimenta o joystick para a esquerda.

Então a carregadeira é muito mais fácil de aprender, se comparada à escavadeira. Contudo, para extrair o máximo do equipamento, você tem de ser capaz de operá-lo enquanto movimenta o trator. O trator basicamente é manobrado como um carro, com um volante, acelerador, pedal de freio e mudança de marchas. A carregadeira e o trator são movidos pelo mesmo motor, que tem um controle de velocidade variável. Para um impulso extra na força da carregadeira, o operador pode colocar o trator em neutro, de modo que a maioria da potência do motor vá diretamente para o sistema hidráulico.


Imagem cedida pela Caterpillar
Este é um sistema de controle por ligação mecânica padrão de uma escavadeira. Quando você move a barra para a extrema esquerda, ela opera as válvulas de carretel que movem a lança de um lado para outro, e para frente e para trás. A barra na extrema direita opera as válvulas de carretel que movem a barra e a caçamba. Os dois centros de controle movem as válvulas de carretel que estendem e retraem as pernas estabilizadoras.

Os operadores experientes de escavadeiras usam a retroescavadeira de modo muito parecido com o qual você usaria uma pá ou carrinho de mão em casa - eles sabem exatamente como movimentar os controles para escavar e carregar rapidamente e com eficiência. Eles sempre estão pensando à frente sobre seus próximos movimentos, planejando sua estratégia. Isso é também parecido como dirigir um carro: quando você vê um engarrafamento à frente na estrada, você já está decidindo como vai passar por ele. Exatamente como dirigir, aprender a operar a escavadeira é apenas o primeiro passo - a real habilidade está em saber como usar a escavadeira para realizar diferentes tarefas.


Imagem cedida pela Caterpillar
Operadores experientes de escavadeiras
escavam rápida e eficientemente