Dentro de uma escavadeira

Autor: 
Marshall Brain,Tom Harris

Como você viu, as escavadeiras estão cheias de válvulas e cilindros hidráulicos. Além disto, as escavadeiras têm todos os tipos de coisas que você encontraria em um trator, carro ou caminhão. Nesta seção, observaremos alguns dos componentes que fazem uma escavadeira funcionar.

O diagrama em corte abaixo mostra alguns dos principais componentes de uma retro-escavadeira Caterpillar. Para ver seções da imagem mais de perto e detalhadamente, clique nos vários componentes.


Gráfico cedido pela Caterpillar


Gráfico cedido pela Caterpillar

Todas as retroescavadeiras têm um conjunto de componentes padrão. Em qualquer escavadeira, você encontrará:

  • Um motor - em uma retroescavadeira, o trator, a carregadeira e a escavadeira são todos movidos por um motor a diesel. O motor 3054 da Caterpillar de 80 cavalos-força abaixo tem uma arquitetura de 4 cilindros, 4 tempos e injeção direta. Também apresenta um filtro de ar de dois estágios de vedação radial do tipo seco e um auxiliar de partida térmico que permite que o motor seja ligado mesmo a -29º C (-20° F). O modelo básico é naturalmente aspirado, mas algumas escavadeiras Caterpillar têm uma arquitetura turbocarregada. Para aprender mais sobre motores, consulte Como funcionam os motores de carros, Como funcionam os motores a diesel e Como funcionam os turbocompressores.

    Imagem cedida pela Caterpillar
    O motor a diesel de uma escavadeira Caterpillar
  • Uma transmissão - para aplicar a potência do motor ao trator e aos sistemas hidráulicos da escavadeira e carregadeira, você precisa de uma transmissão. A transmissão de uma escavadeira faz o mesmo trabalho básico da transmissão em seu carro - permite que o operador alterne entre marchas, avance ou recue e use a potência do motor eficientemente. As retroescavadeiras vêm com transmissões automáticas ou manuais. A transmissão servo-comandada Caterpillar abaixo proporciona quatro velocidades, bem como avanço ou retrocesso. Ela tem embreagens servo-mudadas hidraulicamente de avanço e ré, que permitem que o operador mude a direção e a velocidade de deslocamento durante o trajeto. Ela também tem um conversor de torque que permite a máxima eficiência da potência. Para aprender mais sobre transmissões, visite Como funcionam as transmissões manuais e Como funcionam as transmissões automáticas.

    Imagem cedida pela Caterpillar
    A transmissão de uma escavadeira Caterpillar
  • Eixos - as rodas em uma retroescavadeira são acionadas por eixos. O eixo traseiro padrão da Caterpillar mostrado abaixo tem uma arquitetura especial incluída que o protege dos elementos. Permite que a escavadeira opere confiavelmente, mesmo em ambientes extremamente hostis.

    Imagem cedida pela Caterpillar
    Um eixo traseiro padrão de uma escavadeira Caterpillar
  • Freios - exatamente como seu carro, as retroescavadeiras precisam de freios para pararem de se mover. As escavadeiras Caterpillar usam freios a disco acionados hidraulicamente e auto-ajustáveis para parar o trator. Elas têm um freio de estacionamento em separado que o operador aplica com uma alavanca manual. Para aprender mais sobre sistemas de freio, consulte Como funcionam os freios.

    Gráfico cedido pela Caterpillar
    Uma imagem aproximada do freio traseiro de uma escavadeira Caterpillar

Esses componentes, bem como as outras partes da escavadeira que observamos neste artigo, são todos montados em uma robusta armação de aço.