O que é uma escavadeira?

Autor: 
Marshall Brain,Tom Harris

As escavadeiras têm uma aparência única - têm componentes saindo por todos os lados. O que um caminhão de lixo faz é óbvio só de olhar para ele, mas para que são usados os diferentes acessórios de uma escavadeira?

Uma escavadeira é uma invenção interessante, pois na realidade tem três peças de equipamento de construção combinados em uma unidade. Uma escavadeira é:

  • um trator
  • uma carregadeira
  • uma escavadeira

Cada peça de equipamento é adequada para um tipo particular de trabalho. Em um local de construção, o operador da escavadeira normalmente usa os três componentes para realizar o trabalho.

O trator
A estrutura central de uma escavadeira é o trator. Exatamente como os tratores que os fazendeiros usam em suas plantações, o trator da escavadeira é projetado para se movimentar facilmente sobre todos os tipos de terreno acidentado. Ele tem um motor a diesel com turbocompressão, pneus grandes e reforçados e uma cabine com os controles básicos de direção (um volante, freios, etc). As cabines da escavadeira são completamente fechadas ou têm uma estrutura de capota para proporcionar proteção ao operador.

A carregadeira
A carregadeira é fixada na frente e a escavadeira é fixada na traseira. Esses dois componentes servem a várias funções diferentes.


Imagem cedida pela por Caterpillar
A carregadeira é usada principalmente para carregar sujeira, cascalho ou outros materiais

A carregadeira pode fazer várias coisas diferentes. Em muitas aplicações, você a usa como uma grande e poderosa pá de lixo ou concha. Normalmente você não cava com ela; na maioria das vezes a usa para pegar e carregar grandes quantidades de material solto. Também é usada para suavizar ou aplainar, ou para empurrar a sujeira como um arado. O operador controla a carregadeira enquanto dirige o trator.

A escavadeira
A escavadeira é a principal ferramenta da escavadeira de carga. É usada para cavar com força, compactar material, normalmente terra, ou levantar cargas pesadas, como uma caixa de esgoto.


Imagem cedida pela por Caterpillar

Basicamente, a escavadeira é uma grande e extremamente poderosa versão do seu braço ou dedo. Tem três segmentos:

  • a lança
  • o braço
  • a caçamba

Este arranjo é muito similar ao seu braço. Seu braço tem três segmentos - seu braço superior, antebraço e mão.

Os segmentos da escavadeira são conectados por três juntas, comparáveis a seu pulso, cotovelo e ombro. A escavadeira se move de modo muito parecido com seu braço. Na escavadeira Caterpillar®, a lança é flexionada para cima para facilitar a escavação com obstáculos no caminho. Esse desenho também proporciona espaço extra para a caçamba quando o operador a curva com uma carga total.

A escavadeira pode cavar todos os tipos de buracos, mas é especialmente adequada para escavar trincheiras. Para usar a escavadeira, o operador tem de estacionar o trator e girar o assento.

O braço da escavadeira tem um intervalo muito amplo de movimento

Então, o que o trator, a carregadeira e a escavadeira têm em comum? O componente do trator é para movimentar os outros dois componentes de um lugar para o outro e o operador também o manobra ao usar a carregadeira. Os componentes carregadeira e escavadeira são uma combinação natural para todos os tipos de trabalho. Quando você escava muita terra para fazer uma trincheira ou outro tipo de buraco, você geralmente precisa de uma carregadeira para movimentar a sujeira para fora da área ou colocar a terra de volta quando os canos, linhas de energia, etc. estiverem em posição. A aplicação mais comum para uma escavadeira é este trabalho básico - cavar uma trincheira com a escavadeira e então devolver a terra com a carregadeira.


Imagem cedida pela Caterpillar
Uma escavadeira combina uma escavadeira, uma carregadeira e um trator em um único equipamento

As pernas estabilizadoras
Os outros acessórios que você normalmente observa em uma escavadeira são duas pernas estabilizadoras bem atrás das rodas traseiras. Essas pernas são cruciais para a operação da escavadeira, pois suportam o impacto do peso quando uma escavadeira está escavando. Sem as pernas estabilizadoras, o peso de uma carga pesada ou a força descendente da escavação no chão causaria tensão nas rodas e pneus, e o trator inteiro pularia constantemente. Os estabilizadores mantêm o trator firme, minimizando o efeito trôpego de escavar com a escavadeira. Também prendem o trator, de modo que ele não escorregará para a trincheira ou buraco.

As pernas estabilizadoras têm dois tipos de "calçados", para que possam se manter firmes tanto na terra quanto no pavimento. O sapato de garra afunda-se lateralmente na sujeira para uma melhor aderência, mas rasgaria o pavimento se você o usasse em uma rodovia. Para uma boa aderência no asfalto, o operador simplesmente vira o sapato almofadado com borracha para a posição.