Equipamento do SEAL: no mar

Autor: 
Lee Ann Obringer

Fotografia da Marinha Norte-Americana
PHC (SW/NAC) Jerry Woller

Norte do Golfo Árabe, 2002: O SWCC e os SEALs da Marinha Norte-Americana em patrulha em uma embarcação de operações especiais MK V

Cada veículo que os SEALs da Marinha utilizam para transportar as equipes e unidades para seu destino têm um benefício e utilidade específicos.

Um tipo de veículo é o SEAL Delivery Vehicle/>. São veículos que operam abaixo da superfície da água para levar soldados e seus equipamentos para sua área de missão. A tripulação usa aparelhos de respiração subaquática enquanto navegam o SDV submerso para o destino. Ficando completamente submerso o tempo todo, alguns modelos de SDVs podem entregar vários soldados em sua área de missão, permanecer na área enquanto concluem a missão e então devolvê-los ao seu navio.

Há várias embarcações de superfície primárias. Elas incluem o CRRC, o SOC-R, o RHIB de 11 metros e o MK V.

A Embarcação de Operações Especiais MK V (SOC) é a mais versátil embarcação combatente de alto-desempenho no inventário de Guerra Especial Naval. É usada principalmente em transporte oceânico de médio alcance de nadadores de combate do SEAL em ambientes onde a ameaça é de baixa a média. Também é usado para algumas operações de patrulha costeira e interdição marítima, como destruir uma linha de suprimentos inimiga. O MK V pode operar a partir de instalações costeiras ou de navios especialmente equipados.

O Bote Inflável de Casco Rígido (RHIB) de NSW é uma embarcação de 11 metros, alta velocidade, alta-flutuação, e temperaturas extremas usadas para movimentar elementos táticos do SEAL de e para o navio e praias. É grande o suficiente para transportar um esquadrão SEAL inteiro.


Fotografia oficial da Marinha Norte-Americana
SEALs saindo de um BICR

A Embarcação de Operações Especiais Fluvial (SOC-R) é a mais recente embarcação de superfície de Guerra Especial Naval. É usada em ambientes fluviais e tem uma velocidade máxima de 77 km/h. Suporta até 9.300kg de pessoal e carga e é bem adequado para vias aquáticas interiores. O SOC-R pode ser transportado pela aeronave de carga da Força Aérea Norte-Americana e por helicóptero.

O Combat Rubber Raiding Craft (CRRC) é um barco de borracha inflável de 4,5m, extremamente reforçado que é útil em muitas missões. Esse é o mesmo que os recrutas carregam sobre suas cabeças durante o treinamento BUD/S (freqüentemente chamado de Zodiac - a Zodiac fabrica o CRRC). No posicionamento tático, é usado para transporte e para liberar e resgatar SEALs levemente armados em praias e rios.


Fotografia oficial da Marinha Norte-Americana
SEALs em um CRRC

É fácil para os SEALs movimentarem este barco e também pode ser lançado do ar como um pato de borracha.

SCUBA

Sistema de circuito aberto
Um sistema de circuito aberto é o sistema de respiração típico, onde o mergulhador respira o ar de um tanque de suprimento e exala na água.

Sistema de oxigênio em circuito fechado
Com este tipo de sistema, o mergulhador respira 100% de oxigênio e sua respiração exalada é recirculada dentro do aparelho, onde é filtrada e transformada novamente em ar respirável. Este sistema é útil para o trabalho em água rasa.

O tempo do oxigênio é reduzido à medida que a água esfria. Para mergulho em água extremamente fria, os SEALs devem usar roupas secas e uma versão especialmente adaptada do reciclador de ar exalado Dragger LarV - um tubo de oxigênio maior permite que o mergulhador respire sob a água por um período de tempo maior.

Sistema de gás misturado em circuito fechado
Este sistema é similar ao sistema de oxigênio de circuito fechado descrito acima, mas o oxigênio é misturado com ar para manter um determinado nível de "pressão parcial do oxigênio" (PPO2). Isso aumenta a profundidade na qual um SEAL pode mergulhar e a extensão de tempo em que pode permanecer lá.