Como é dormir no espaço?

Autor: 
John Fuller

Quando deitamos à noite, geralmente, sentimos uma sensação agradável de descanso. Depois de um longo dia andando, sentando e ficando em pé, deixar a gravidade trabalhar um pouquinho e se jogar num colchão macio pode ser um alívio. Mas milhares de quilômetros acima da Terra, onde os astronautas vivem e trabalham na gravidade zero a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), dormir no espaço representa uma situação muito diferente.


Sleeping in space
Centro Espacial Johnson, da Nasa (NASA-JSC)
O especialista espacial Fabian dorme em um saco de dormir fechado por um zíper e preso à parede estibordo do convés intermediário, em uma missão realizada em 1983

Devido ao espaço em uma nave ser bem limitado, o cheiro dos corpos dos astronautas pode se tornar bastante desagradável. Quando precisam de um banho, os astronautas se limpam com uma esponja, o que é mais fácil do que tomar uma ducha. Usam uma esponja molhada e ensaboada para se lavar, e depois se "enxáguam" com um pano úmido.

Desde novembro de 2000, a ISS nunca mais ficou vazia, com no máximo três astronautas vivendo a bordo (depois que for concluída, chegará a seis ocupantes). Eles ficam lá durante muitos meses seguidos e sua rotina diária é bastante variada. Por exemplo, em 19 de maio de 2008, a tripulação acordou às 6h e às 6h40 tomou um longo café da manhã. Às 9h30, os astronautas deram uma breve entrevista por telefone ao editor da revista russa "Cosmos", seguida por aproximadamente três horas de exercícios. Após almoçar comida espacial, a equipe realizou várias tarefas entre mais exercícios e outra conferência por telefone. Por volta da 20h, terminaram o jantar e conversaram, em particular, com seus familiares.

Depois de um dia cheio de exercícios, caminhadas espaciais (em inglês) e pesquisas, o mínimo que um astronauta poderia querer é uma boa noite de sono. Mas até a ideia de "noite" muda a bordo de uma espaçonave, quando o satélite passa pela Terra várias vezes por dia. E com os efeitos da microgravidade e falta de gravidade, até a qualidade do sono no espaço é diferente da que se tem na Terra.

Como é para os astronautas dormirem no espaço? Eles simplesmente flutuam sem que nada os mantenha embaixo ou ficam presos a alguma coisa? É difícil dormir no espaço ou os efeitos da baixa gravidade realmente facilitam? Para saber como os astronautas dormem na gravidade zero, leia a próxima página.