Como funcionam os dinossauros

Autor: 
Tracy Wilson

dinossauros

A maioria das pessoas não precisa ir muito longe para encontrar uma exposição de dinossauros. Além de apresentações itinerantes, existem museus com dinossauros por todo o mundo. Mas se você realmente quiser ter uma boa visão de um dinossauro, não precisa nem viajar. Apenas observe qualquer pássaro que passar perto de sua casa.

A opinião científica que prevalece é que, se você estiver observando um beija-flor, um pintarroxo, um flamingo ou um avestruz, você está vendo um descendente de dinossauros. Na verdade, alguns cientistas vão mais longe, a ponto de chamarem os pássaros (em inglês) de dinossauros aviários e os outros dinossauros de dinossauros não-aviários.

museu de dinossauros
Getty Images
Esse terópode é parte da exposição "Planeta em Evolução" no Field Museum, em Chicago, Illinois

A idéia de que um carnívoro gigante como o Tiranossauro rex tem alguma coisa em comum com um pássaro pode parecer estranha ou mesmo absurda. Mas a idéia de que os dinossauros se tornaram pássaros existe há mais de 100 anos. Em 1868, Thomas Henry Huxley apresentou evidências de que os pássaros evoluíram de dinossauros. Essa é, atualmente, a teoria científica mais aceita sobre a origem dos pássaros, e isso ajudou a formar a visão de hoje dos dinossauros como sendo rápidos e ágeis, e não lentos e desajeitados.

'Galinhassauro'

O paleontólogo americano Jack Horner afirma ser possível reproduzir características dos extintos dinos em aves vivas. O resultado disso seria uma nova espécie: o galinhassauro.

Leia mais em VEJA.com

Para conhecer melhor os dinossauros, os pesquisadores precisam estudar evidências físicas e colocá-las dentro do contexto do conhecimento científico atual e isso pode ser um processo complicado. Não existem registros escritos ou ilustrações de como exatamente eles se comportavam ou com o que se pareciam. Tudo que temos são fósseis de ovos e ossos, coleções de pegadas e o conhecimento sobre os animais vivos.

Tudo isso deu aos cientistas muito material para estudo, mas ainda existem muitas questões sem respostas sobre os dinossauros. Uma das maiores é se os dinossauros se pareciam mais com répteis ou com pássaros. Nesse artigo, usaremos essa pergunta como base para compreender os dinossauros. Examinaremos as crenças comuns sobre a vida, os movimentos e a reprodução dos dinossauros. Começaremos sabendo o que define um dinossauro e por que a maioria dos répteis pré-históricos mais conhecidos não é dinossauro.

Curiosidades
  • Arqueólogos brasileiros desenterraram o terceiro maior dinossauro já visto (batizado de Amazonsaurus maranhensis devido ao estado do Maranhão) na região nordeste do Brasil.
  • Tyler Keillor, da Universidade de Chicago, discute o processo de criação do modelo para Tiktaalik, a descoberta de fóssil feita pelo paleontologista Neil Shubin, que preenche a lacuna existente na evolução entre peixes e animais terrestres.
  • O Nigersaurus foi talvez um dos dinossauros mais comuns da história que se alimentavam de plantas. O dinossauro cortava o capim usando 50 fileiras de dentes.