Biografia de Darwin

Editores do HowStuffWorks

Ele descobriu o que é a evolução e como ela funciona. Com isso, Charles Darwin fez uma revolução que ainda hoje produz reações daqueles que não aceitam ser a humanidade apenas mais um degrau no processo evolutivo de sobrevivência e seleção natural. A ideia de que o homem descende do macaco foi a mais ousada já produzida pela ciência.

Darwin guardou em segredo seus pensamentos sobre a evolução durante décadas. O mundo em que vivia no século 19 não estava preparado para ouvir uma versão científica que destruía os principais alicerces da teoria da criação. Finalmente em 1859 ele publicou “Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural”. A primeira tiragem esgotou no mesmo dia do lançamento. A intensidade do sucesso do livro foi a mesma da reação da Igreja. Ao afirmar que os seres humanos não passavam de macacos avançados, ele simplesmente aniquilava qualquer espécie de intervenção divina na criação da humanidade.

Pensamentos sobre a evolução

“Acreditar, como acredito, que o homem, num futuro distante, será uma criatura muito mais perfeita do que agora é um pensamento intolerável que significa que ele e todos os outros seres sensíveis estão condenados ao aniquilamento total, depois desse lento progresso de longa duração. Para aqueles que admitem plenamente a imortalidade da alma humana, a destruição de nosso mundo não parecerá tão terrível.”

Charles Darwin

“A evolução é essencialmente um processo caprichoso, que generosamente permite a sobrevivência de criacionistas, astrólogos e até meteorologistas.”

John Mandeville

“Pode-se duvidar da existência de outros animais que tenham tido papel tão importante na história do mundo quanto essas criaturas humildes e organizadas [falando sobre os vermes].”

Charles Darwin

Após a divulgação de seus pensamentos, o homem mudou definitivamente a forma de ver a si mesmo e o mundo ao seu redor. Num caminho sem volta, as ideias da seleção natural questionaram a certeza histórica de que a humanidade era o centro do universo. “A origem das espécies” mostrou que somos o resultado de um processo de evolução que hoje calculamos ter se iniciado há cinco bilhões de anos. A revolução científica que começou com Copérnico no século 16 chegava ao seu final com a subversiva ideia de que as espécies na face da Terra evoluem a partir da sobrevivência do mais apto.

Nas próximas páginas, conheça um pouco mais sobre a vida e o trabalho científico de Charles Darwin.

Darwin
Reprodução

Este artigo é um resumo do livro “Darwin e a Evolução em 90 minutos”, de Paul Strathern, da coleção “Cientistas em 90 minutos” da Jorge Zahar Editor, publicado em 2001.

Teste seus conhecimentos sobre: