O que a maioria dos tubarões come?

Autor: 
Cristen Conger
Tubarão

Com cerca de 400 espécies de tubarão que existem por aí, poderíamos preencher livros e mais livros catalogando seus hábitos alimentares individuais. Enquanto os tubarões-charuto tiram pedacinhos de sua presa e dão o dia por encerrado, os grandes tubarões-brancos (em inglês) podem comer mamíferos marinhos (em inglês) enormes com uma só bocada. Certamente os hábitos alimentares de um esqualo de 20 cm são diferentes dos de um tubarão-baleia de 20 m, sem falar dos primos e tios que eles têm.

Todos os tubarões são, pelo menos, em parte, carnívoros. Geralmente, consomem entre 0,5 e 3% do peso de seu corpo por refeição, já que o espaçamento entre elas, de boa parte dos tubarões, é de dois ou três dias. Embora tenham corpos capacitados para capturar comida, eles não conseguem mastigá-la muito bem, por isso, precisam de tempo para digerirem adequadamente [fonte: Cawardine].

Em geral, os tubarões preferem comer peixes, lulas e crustáceos
©iStockphoto.com/Andreas Edelmann
Em geral, os tubarões preferem comer peixes, lulas e crustáceos

Como os tubarões estão no topo da cadeia alimentar marinha, sua dieta têm um papel importante no controle das espécies que estão abaixo, muito semelhante ao dos leões na selva. Por exemplo, se tubarões grandes morressem, cresceria a população de polvos que, por sua vez, comeriam mais lagostas [fonte: New York Times (em inglês)].

Além disso, os hábitos de caça dos tubarões ajudam a perpetuar uma sobrevivência do modo mais justo em seu ambiente. Para economizar energia, os tubarões geralmente atacam peixes ou mamíferos mais frágeis, imaturos ou fracos [fonte: Parker (em inglês)]. Isso elimina as criaturas mais vulneráveis e mantém vivos os peixes e animais mais fortes e saudáveis.

Que tipo de peixe e mamífero, em particular, os tubarões comem? Saiba na próxima página.