Coelhos domésticos

Autor: 
Editores do HowStuffWorks

Algumas raças de coelhos são populares como animais de estimação.
© iStockphoto.com /GlobalP
Algumas raças de coelhos são populares como animais de estimação

Coelhos domésticos são coelhos europeus que não vivem em estado
selvagem. No lugar disso, são criados como animais domésticos e de
estimação.

Assim como cães e gatos, os coelhos domésticos vêm em
muitas cores, tamanhos e formas. Cada diferente tipo de coelho
doméstico é chamado de raça. Muitas raças de coelhos domésticos são
maiores do que coelhos selvagens. O Gigante Flamengo Branco é o maior
coelho doméstico. Ele pode pesar até 8 kg.

Os coelhos domésticos
também se multiplicam mais rápido do que os outros coelhos. Ao
contrário dos coelhos selvagens, os coelhos domésticos vivem em
ambientes fechados. Eles não precisam esperar que o tempo esquente para
dar à luz a uma nova ninhada. 

Há mais de 60 variações de coelhos domésticos, todos descendentes do coelho selvagem europeu. Eles são criados em função de sua carne e pelos, para uso como animais de laboratório e como animais de estimação. Eles também variam bastante em se tratando de cor e podem pesar entre 1,4 e 7,3 kg. Alguns têm orelhas pequenas e eretas, enquanto que outros têm orelhas grandes e caídas.

As peles de coelhos são usadas para fazer roupas. Alguns tipos de pelos de coelhos são usados para fazer feltro de chapéu. Já o longo pelo do coelho angorá pode virar tecido. Os coelhos mais adequados para produção de carne e pelo são o da Nova Zelândia, Califórnia, Americano, Beveren, Champagne d´Argent, Chinchilla e Gigante Flamengo.

Num primeiro momento as pessoas começaram a criar coelhos por sua pele e carne. Mais tarde os coelhos também passaram a ser criados para exposições e os criadores começaram a se preocupar com traços como a qualidade e a cor dos pelos deste animal. Alguns chegam a criar os coelhos para que tenham pelos curtos ou longos.

Quem é o “rei” dos coelhos?
Os coelhos da raça Rex têm o pelo tão bonito que são considerados “reis”. A maioria das raças tem pelos bonitos e macios, mas os coelhos Rex tem o pelo excepcionalmente macio. Ele é extramente fino e curo, de modo que seu pelo se assemelha ao veludo.

No entanto, os coelhos Rex também têm outras boas qualidades. Ele é bem grande e menos agitado do que os do que os coelhos menores, por isso é fácil segurá-lo. Eles também são inteligentes e brincalhões.

Quem é o mais novo na turma?
A mais nova raça de coelho é chamada Lionhead. Os coelhos Lionhead têm uma característica especial e inesquecível. Machos e fêmeas têm uma “juba” de lã (pelos muito longos de coelho são chamados de lã). Essa juba circunda a cabeça do coelho e o deixa parecido com um pequeno leão.

Esta raça foi reconhecida primeiramente no Reino Unido, em 2002. Nos Estados Unidos, os criadores apresentaram os coelhos Lionhead em exposições só em 2004. De acordo com as associações que regulam os coelhos de raça, os coelhos Lionhead devem ter orelhas em pé. Lionheads são amigáveis e fáceis de treinar e cuidar.

Qual é o coelho mais atraente?
O Blanc de Hotot têm uma característica verdadeiramente notável – seus olhos. Esta raça de coelhos tem o corpo arredondado, cabeça redonda e orelhas curtas. Sua pelagem é branca. A brancura de seu pelo faz com que o pelo escuro que circunda os olhos deste coelho realmente se destaque.

O coelho Blanc de Hotot foi criado primeiramente no começo dos anos 1990, em Hotot-em-Auge, na França. Uma versão anã desta raça foi desenvolvida na Alemanha, no final dos anos 1970. O Hotot de tamanho médio pesa entre 3,6 e 5 kg. A versão anã pesa menos que 1,4 kg.

Qual é o menor coelho?
Há versões em miniatura de muitas raças de coelho. Por exemplo, Holland Lops têm parentes menores conhecidos como Mini Lops, e há também uma versão menor de um coelho Rex chamada Mini Rex.

Algumas raças, no entanto, são pequenas por natureza. Por exemplo, o coelho Anão Holandês permanece bem pequeno a vida toda. Um adulto pesa menos que 0,9 kg. Esses pequenos coelhos peludos mais parecem bolas de pelo. O coelho Anão Holandês vem em várias cores que vão do branco ao preto.

O coelho Anão Holandês é extremamente bonitinho – mas também pode ser mal-humorado. Esta raça é algumas vezes propensa a morder. E é por isso que alguns criadores costumam avisar àqueles que estão à procura de um coelho de estimação para não levar para casa um coelho desta raça.

Qual é o maior coelho?
Nem todos os coelhos são bonitinhos e pequenos. Alguns são bonitões e grandes.

O coelho Angorá (um tipo de coelho com pelo longo), por exemplo, costuma ser de grande porte em comparação a outros coelhos. Mas o Angorá Gigante, que é todo branco, pode pesar até 4,5 kg ou mais quando adulto.

O coelho Chinchilla Gigante, raça de coelho que tende a ser dócil, pesa entre 5,4 e 7,3 kg, assim como os coelhos Papillon Gigantes.
Os coelhos Gigantes de Flandres são os coelhos que podem ficar maiores e mais pesados – eles chegam a pesar até 8 kg.

Quais são os coelhos que vivem em viveiros?

Os coelhos-de-rabo-de-algodão tendem a viver sozinhos em uma toca. Mas os coelhos europeus gostam de companhia. Eles preferem viver com sua família em um viveiro.

Um viveiro é uma série de ninhos ou tocas subterrâneas, conectadas entre si por túneis com cerca de 15 cm de largura. Alguns túneis chegam a ficar a 3 metros abaixo do solo. A fêmea é quem mais escava.

O viveiro costuma ter muitas entradas e saídas. Montes de terra marcam a abertura principal. Pequenas aberturas são o suficiente para que o coelho consiga pular para dentro – mas a grande maioria dos inimigos não consegue.

À medida que a família se multiplica, o viveiro fica maior. Os coelhos constroem mais túneis e ninhos.