Como funciona o clima

Autor: 
Robert Lamb

Quando o assunto em discussão é o clima, quase todo mundo é capaz de participar. Afinal, quem não é capaz de contar uma história de um temporal que estragou os planos do dia? O clima nos cerca e afeta todos os aspectos de nossas vidas. Não admira que discuti-lo sirva para superar pausas incômodas em conversas ou para caracterizar o fracasso de um primeiro encontro.


your place in the atmosphere
©iStockphoto.com
Nós experimentamos o clima diariamente, mas para compreendê-lo devidamente primeiro precisamos nos afastar do quadro e considerá-lo de um ponto de vista mundial

Essa visão do clima - como algo que acontece em torno de nossas vidas - é o primeiro conceito que é preciso abandonar para compreender melhor como funciona a atmosfera da Terra. Esqueça que dias nublados o entristecem ou que você detesta sair em dias chuvosos. Deixe de lado até mesmo a ideia de clima como algo que afete uma cidade ou região. O clima é simplesmente o estado da atmosfera, a camada gasosa que serve como barreira externa entre a Terra e o restante do universo.

Embora a água recubra 71% da superfície da Terra, a atmosfera a envolve completamente. Mas a camada de gases não é estática. Está sujeita a influências de diversas forças terrestres e extraterrestres. Pense na atmosfera como um homem ou mulher de sorte que acaba de ganhar na loteria. Não demora para que todo mundo tenha sugestões sobre o que a pessoa deveria fazer com o seu tempo e dinheiro. O tio João diz isso, a tia Clara sugere aquilo. Antes que a pessoa perceba, todo mundo influencia suas atividades diárias.

Para a atmosfera terrestre, gravidade, luz solar, oceanos e topografia, todos ditam certos ciclos de movimento do ar - alguns muito localizados, outros envolvendo imensas porções do planeta. Além disso, alguns desses diversos ciclos se afetam mutuamente, gerando novos ciclos e dando origem a nuvens (em inglês), precipitações e torrentes ininterruptas de tempestades. Todas essas diversificadas respostas atmosféricas são o que conhecemos como clima.

Com todas essas diversas influências, a atmosfera da Terra é um sistema bastante intrincado. Não admira que seja tão difícil prever o clima. Neste artigo, desvendaremos o complicado sistema, começando pelo espaço e avançando até o nível das experiências pessoais e cotidianas.