Como funciona o chá

Autor: 
John Fuller
chá

O chá é a segunda bebida mais consumida no planeta, logo depois da água. Cada cultura tem seus próprios costumes envolvendo o chá. Os japoneses, por exemplo, consideram o chá muito importante e criaram a Cerimônia do Chá, ou Chanoyu, como uma celebração ritualista da bebida. Muitos norte-americanos bebem chá gelado - e os que moram no sul dos EUA são famosos por consumir grandes quantidades de chá doce. A "hora do chá" ou o "chá da tarde" é uma parte indispensável da sociedade inglesa, e vários livros e filmes imortalizaram essa prática como uma tradição britânica.

cup of tea
Fotógrafo: Andrey Ustyzhanin | Agência: Dreamstime.com
O chá é uma das bebidas mais apreciadas no mundo, mais popular do que a coca-cola, o café ou o vinho

Embora seja considerado, em grande parte, uma bebida social, os estudiosos reconhecem o chá como uma substância medicinal há milhares de anos. Uma pesquisa recente parece confirmar essas afirmações, sugerindo que o chá oferece vários benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de câncer ou de doença cardíaca.

Sabemos muito pouco sobre as origens do chá. Os humanos podem ter consumido chá por dezenas de milhares de anos, mas os registros que fazem referência ao chá têm apenas cerca de 2 mil anos.

Chá verde e câncer

Chá verde não protege contra o câncer de mama. Cientistas não encontraram nenhuma relação entre a bebida e o tumor.

Leia mais em VEJA.com

Um mito permaneceu, o do lendário imperador chinês Shen Nung que, segundo dizem, governou há mais de 5 mil anos. Shen Nung era conhecido como um talentoso cientista e artista e, para reforçar a higiene na China, pediu que todas as pessoas fervessem a água que seria bebida.

Durante uma visita a uma região distante da China, ele parou com sua corte para descansar. Enquanto seus criados preparavam a água, uma rajada de vento levou algumas folhas de um arbusto próximo para dentro da água, deixando o líquido com uma coloração marrom-amarelada. Como era um cientista curioso, Shen Nung decidiu experimentar a água. Ele bebeu a infusão e achou a bebida revigorante. Assim, estava criado o chá.

 

 

Talvez você nunca tenha bebido chá e queira aprender mais sobre ele. Talvez você seja viciado em café e esteja tentando acabar com o vício tomando chá, que contém muito menos cafeína em cada xícara. Ou talvez você seja simplesmente um apreciador de chá e queira saber mais sobre sua bebida favorita. Neste artigo, vamos falar sobre as origens do chá e sobre seus diferentes tipos. Também vamos discutir os benefícios do chá para a saúde e as etapas que envolvem sua preparação.