Vida no espaço

Autor: 
Stephanie Watson

Além de usar o banheiro regularmente, os astronautas precisam realizar outras atividades que fazem na Terra, entre as quais comer e dormir. Evidentemente, no espaço, a falta de gravidade torna menos comuns as atividades cotidianas.

Sem refrigeradores a bordo da espaçonave para manter frescos os alimentos (ainda que a Estação Espacial Internacional agora disponha de refrigeradores), a maior parte da comida é desidratada e armazenada em embalagens seladas, para impedir que bactérias e outros organismos se desenvolvam. Os astronautas acrescentam água à comida para amaciá-la o bastante para consumo. Alguns alimentos são evitados completamente, mesmo que sejam perfeitamente inócuos na Terra, já que, no espaço, podem se tornar perigosos. Migalhas, por exemplo, podem flutuar e ser absorvidas pelo nariz de um astronauta. Comida quente pode causar queimaduras sérias caso flutue e entre em contato com a pele exposta.

Como os próprios astronautas podem flutuar enquanto comem, primeiro eles se prendem à mesa por meio de um sistema de cabos. Quando dormem, também precisam ficar presos. A área de repouso normalmente consiste de beliches equipados de sacos de dormir presos a uma parede.


Sleeping in space
Centro Espacial Johnson, da Nasa (NASA-JSC)
O especialista espacial Fabian dorme em um saco de dormir fechado por um zíper e preso à parede estibordo do convés intermediário, em uma missão realizada em 1983

Devido ao espaço em uma nave ser bem limitado, o cheiro dos corpos dos astronautas pode se tornar bastante desagradável. Quando precisam de um banho, os astronautas se limpam com uma esponja, o que é mais fácil do que tomar uma ducha. Usam uma esponja molhada e ensaboada para se lavar, e depois se "enxáguam" com um pano úmido.

Algumas espaçonaves estão equipadas com uma espécie de "chuveiro" especial. Ele consiste de um cilindro de um metro de diâmetro. O chuveiro fica completamente cercado por uma cortina que se estende do chão ao teto e impede que a água flutue para fora. Os astronautas usam um esguicho para se enxaguar e uma mangueira de sucção para remover a água de suas peles e da área do chuveiro.

Para descobrir mais sobre como ir ao banheiro no espaço, trajes espaciais e toaletes espaciais, siga os links na próxima página.