Diferenças entre baleias e golfinhos

Autor: 
Tom Harris

Em alguns casos os cientistas usam o termo baleia para descrever todos os animais na ordem dos Cetáceos. Isso inclui as grandes espécies, como as baleias jubarte e as baleias azuis e também as espécies menores como os golfinhos-nariz-de-garrafa. Na maioria das vezes, as pessoas usam o termo "baleia" somente para descrever as espécies maiores e se referem às espécies menores (pequenos cetáceos) como golfinhos e botos.

 


Foto cedida pelo NOAA
Uma mãe golfinho-nariz-de-garrafa e o seu filhote. Os golfinhos que compõem a família Delphinidae dentro da ordem das baleias são vistos como os animais mais inteligentes da Terra.

Os golfinhos que compõem a família Delphinidae são baleias com dentes e são caracterizados pelo tamanho relativamente pequeno, cabeça protuberante e "bico" pontudo. As orcas e as baleias piloto estão também incluídas nessa família, embora sejam muito maiores e os bicos menos pronunciados. Os botos, membros da família Phocaenidae, são pequenas baleias com dentes que têm uma cabeça redonda em vez de um "bico" pontudo.

Na próxima seção, exploraremos a história da caça à baleia e a sua conservação e saberemos como o relacionamento entre as baleias e as pessoas evoluiu ao longo dos anos.