Como funcionam as baleias assassinas

Autor: 
Editores do HowStuffWorks

A baleia assassina – também chamada de baleia orca - é encontrada em todos os mares. Ela é preta na parte de cima e branca na parte de baixo, com manchas brancas acima dos olhos e nos flancos. A baleia assassina tem cerca de 9 m de comprimento e um longo focinho. Ela se alimenta de peixes, focas, pássaros marinhos e outras espécies de baleias. Embora as baleias assassinas possam ser agressivas, elas também podem ser treinadas para atuar em zoológicos e aquários.

A baleia assassina é preta na parte de cima e branca na parte de baixo, com manchas brancas acima dos olhos e nos flancos
© iStockphoto.com /Cmeder
A baleia assassina é preta na parte de cima e branca na parte de baixo, com manchas brancas acima dos olhos e nos flancos

O que há de tão impressionante em uma baleia assassina?

Entre todas as baleias dentadas, a baleia assassina é talvez a mais intrigante. Uma das razões é o seu tamanho. Um macho pode chegar a ter 9 m de comprimento e pesar até 9 toneladas.

Uma baleia assassina também tem outras características que a distinguem. Suas costas e cauda são de um preto brilhante, enquanto que sua barriga é totalmente branca. Há também uma mancha branca e oval acima de cada olho. A baleia assassina tem também uma mancha cinzenta no centro de suas costas.

Sua coloração a ajuda a se camuflar e a se esconder de outros animais. Quando você olha por baixo de uma baleia assassina dentro da água, seu preto se mistura à água escura. Quando você olha a baleia por cima da água, o branco de sua barriga se mistura à luz do céu. De lado, suas cores brancas e pretas mais parecem a luz do sol batendo na água. Este tipo de camuflagem faz da baleia assassina uma das caçadoras mais furtivas.

A baleia assassina é macho ou fêmea?

À primeira vista você pode achar que as baleias orca macho e fêmea são idênticas. Mas não são! Há uma diferença em suas barbatanas.
Ambas têm barbatanas dorsais – mas com uma grande diferença. A barbatana dorsal da fêmea é curvada, enquanto que a do macho não é. E a barbatana do macho pode ter até 1,8 m de altura. Já a da fêmea é menor – cresce apenas 0,9 m.

Outra forma de diferenciar um macho de uma fêmea é olhar para o tamanho do corpo do animal. Os machos são muito mais compridos e volumosos do que as fêmeas.

Como uma baleia assassina se mantém aquecida?

A maioria dos mamíferos que vive em climas frios têm um pelo grosso para mantê-los aquecidos. Mas uma baleia assassina não tem pelos. No lugar disso, ela tem a pele muito grossa. Sua pele é forrada com gordura – camada de tecido adiposo logo abaixo de sua pele. Essa gordura chega a ter entre 7,6 e 10 cm de espessura.

A gordura age como se fosse uma camada de roupa, cobrindo praticamente todo o corpo da baleia. Apenas as nadadeiras e a barbatana dorsal não contam com esta camada extra. Sem essa gordura as baleias não sobreviveriam nas águas geladas.

Uma baleia assassina também pode transformar sua gordura em energia que aquece o corpo do animal. A baleia usa essa gordura para abastecer o seu corpo de energia quando não encontra comida, e quando há comida em abundância ela desenvolve uma nova camada de gordura.

Como respira uma baleia assassina?

Uma baleia assassina respira através de uma narina localizada no topo de sua cabeça. Este é um excelente local para um nariz. Ele permite que a baleia assassina nade sem ter que levantar a cabeça inteira para fora da água para respirar.

À medida que a baleia assassina nada, ela coloca a parte da frente de seu corpo para fora da água. Ela expira o ar através de sua narina. Antes de mergulhar, a baleia inspira novamente o ar. Então, ao mergulhar, músculos específicos trancam a sua narina de modo que a água não consegue entrar. É emocionante ver uma baleia respirar. Parece que ela solta um jato de spray branco.