Como funcionam os bafômetros

Autor: 
Craig Freudenrich, Ph.D.
bafômetros

Ouvimos e lemos sobre motoristas envolvidos em acidentes que mais tarde são indiciados por terem dirigido embriagados. Geralmente, o noticiário sobre o acidente dirá qual era o nível de álcool no sangue do motorista e qual é o limite legal. Pode acontecer, por exemplo, do nível de álcool no sangue de um motorista ser de 1,5 enquanto o limite legal nos Estados Unidos é de 0,8 (8 decigramas por litro de sangue). No Brasil, desde de julho de 2008, o limite passou a ser de 0,2. A punição prevista na lei seca (lei 11.705), cuja infração é considerada gravíssima, prevê suspensão da carteira de habilitação por um ano, além de multa de R$ 955 e retenção do veículo. Se for constatado nível de álcool no sangue acima de 0,6, o motorista também é detido. A lei é considerada a mais rigorosa entre 63 países.

Chuva sem bafômetro

Os órgãos responsáveis pela fiscalização da chamada "lei seca" em São Paulo e no Rio de Janeiro não realizam o famoso teste do bafômetro em dias de chuva.

Leia mais em VEJA.com

Mas o que significam esses números? Como os policiais descobrem se um motorista suspeito de ter bebido está mesmo legalmente embriagado? Você provavelmente já ouviu falar no bafômetro, mas pode estar se perguntando como exatamente o hálito de uma pessoa mostra o quanto ela bebeu.

É importante para a segurança pública que os motoristas embriagados sejam tirados das ruas. Das 42 mil mortes no trânsito ocorridas nos Estados Unidos em 1999, cerca de 38% estavam relacionadas com o álcool. No Brasil, mais de 36 mil pessoas morreram, em 2006, vítimas de acidentes de trânsito no
Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras
Drogas (Abead)
, em 61% dos acidentes o condutor havia ingerido bebida alcoólica.

Os motoristas que conseguem passar nos testes de sobriedade feitos no acostamento, conseguindo tocar o próprio nariz ou caminhar em linha reta, podem estar mesmo assim quebrando o limite legal de álcool no sangue e serem um risco na estrada. Assim, os policiais usam algumas novas tecnologias para detectar os níveis de álcool em motoristas suspeitos de embriaguez, tirando-os das ruas.


Os policiais usam bafômetros portáteis como este para descobrir se um motorista está com o nível de álcool no sangue acima do limite legal

Muitos policiais em ação dependem de dispositivos de testagem de álcool (o bafômetro é um deles) para determinar a concentração de álcool no sangue de motoristas suspeitos. Neste artigo, examinaremos os princípios científicos e a tecnologia por trás desses dispositivos.