3. Força sobre-humana

Autor: 
Chris Jones

O corpo humano pode ser condicionado a suportar ambientes extremos, mas algumas situações requerem uma força superior e além de nossas habilidades naturais. No campo de batalha, soldados precisam carregar cargas pesadas durante longos períodos através de terrenos ásperos. Então, para estender o limite do esforço físico, os cientistas têm desenvolvido uma tecnologia que permite suportar mais peso.

Força sobre-humana
©iStockphoto.com/Pidjoe

Os exoesqueletos da Berkley Bionics e Lockheed Martin's Human Universal Load Carrier (HULC) são um exemplo de tal inovação. HULC, através de suas pernas de titânio, faz na parte externa do esqueleto humano o mesmo que o adamantium fez no interior do esqueleto do Wolverine.

 Suas pernas de titânio são montadas em uma armação que abriga uma unidade de potência e uma pequena placa de microcomputador. Uma das características mais impressionantes do HULC é que ele não requer joystick ou mecanismo algum de controle manual. Assim como a famosa roupa do Homem de Ferro, o dispositivo pode sentir os movimentos de quem está operando e reagir de acordo.

Para minimizar a tensão suportada pelo usuário, o projeto possui sistemas hidráulicos que fazem com que agachar e levantar tamanho peso seja tão simples como um piscar de olhos [fonte: Lockheed Martin - em inglês]. No momento, suas aplicações têm fins militares específicos, mas o “gigante” já está também começando a ser explorado para outros fins, como industriais e médicos [fonte: Berkeley Bionics - em inglês].