13 fatos incríveis sobre morcegos

Autor: 
Editores da Publications International Ltd

Não é nada fácil ser um morcego. O Drácula, alguns casos de raiva e os dentes pontudos, além do fato de dormirem de ponta cabeça, “queimam o filme do morcego” e deixam muita gente com medo destes pequenos animais. Mas como você verá, os morcegos são criaturas incríveis, apesar de se alimentarem de insetos... e algumas vezes... sangue.

Os morcegos são criaturas incríveis, apesar de se alimentarem de insetos
© iStockphoto.com /KirsanovV
Os morcegos são criaturas incríveis, apesar de se alimentarem de insetos

1.    Os mamíferos são os únicos mamíferos capazes de voar.
Os morcegos são excepcionais no ar. Suas asas são finas, dando-lhes o que em termos de voo chamamos de “aerofólio”.

2.    Um único morcego marrom pode pegar 1.200 insetos do tamanho de um mosquito em apenas uma hora.
Estima-se que os 20 milhões de morcegos que vivem na caverna Bracken, no Texas, Estados Unidos, comam cerca de 200 toneladas de insetos por noite.

3. Morcegos não sugam o sangue.
Eles apenas o lambem. Há apenas três espécies de morcegos vampiros no mundo todo. Se você estiver na América do Sul ou Central poderá se deparar com um morcego mordendo uma vaca e depois lambendo o seu ferimento – no entanto, não há sucção envolvida.

4. Morcegos não têm “dias gordos”.
O metabolismo de um morcego é invejável – eles são capazes de digerir bananas, mangas e outras frutas grandes em cerca de 20 minutos.

5. Nos últimos 50 anos, menos de 10 pessoas contraíram raiva de morcegos da América do Norte.
Devido ao cinema e à televisão, os morcegos nos dão a impressão de que transmitem muitas doenças e que contaminam as pessoas. Isso não é verdade. Os morcegos evitam pessoas. Se você for mordido por um morcego, vá ao médico – mas não é preciso começar a preparar o seu próprio funeral, pois, é muito provável que você ficará bem.

6. Os morcegos usam a ecolocalização para se locomover no escuro.
Os morcegos não enxergam muito bem, apesar de fazerem um monte de coisas à noite. Para tanto, eles usam outros métodos de navegação, além da visão. Os morcegos enviam sinais sonoros e ouvem as variações nos tipos de ecos que retornam assim que esses sinais encontram os objetos. Os morcegos são animais noturnos principalmente porque é mais fácil para caçar insetos e se esconder de predadores.

Na próxima página, leia outros fatos curiosos sobre morcegos.