10 invenções desconhecidas de Thomas Edison

Autor: 
Martha Barksdale

Sem dúvida, nossas vidas seriam muito diferentes sem as invenções de Thomas Alva Edison. Este criador prodigioso mudou nossa cultura de formas incontáveis com dispositivos aparentemente milagrosos que inundavam seu laboratório em Nova Jersey.

Do laboratório de Edison, em Menlo Park, saíram inventos que ficaram para a história e outros totalmente desconhecidos
NPS Photo / Divulgação
Do laboratório de Thomas Alva Edison, em Menlo Park, saíram inventos que entraram para a história e outros totalmente desconhecidos

Nascido em Ohio em 1847, Edison obteve sua primeira patente aos 22 anos de idade. A última patente em seu nome foi concedida dois anos depois de sua morte, em 1933. Entre ambas, ele contabilizou 1.093 patentes nos EUA e 1.200 patentes em outros países. Biógrafos calcularam que Edison conseguiu uma patente a cada duas semanas durante sua vida de trabalho. Mesmo muitas de suas invenções não sendo exclusivas - e ele engajou em algumas batalhas judiciais bem divulgadas com outros inventores cujas ideias ele "emprestou" -, a habilidade de Edison para o marketing e o uso de sua influência geralmente davam o crédito a ele.

Thomas Alva Edison com seu projetor de filmes
NPS Photo / Divulgação
Edison com seu projetor de filmes

A maioria das invenções de Edison caíam em oito categorias principais: baterias, luzes e energia elétrica, toca-discos e gravação de sons, cimento, mineração, imagens em movimento, telégrafos e telefones. Mas embora o "Mago de Menlo Park" seja lembrado por suas maiores invenções - as imagens em movimento, a luz incandescente e o toca-discos -, sua mente incansável também produzia algumas ideias que não eram tão bem conhecidas, e algumas dessas não foram bem-vindas para o público.

Continue lendo para descobrir por que membros do Congresso americano rejeitaram uma máquina projetada para torná-los mais eficientes e como outra invenção de Edison assustou garotinhas e endureceu seus pais. Você também vai descobrir sobre um dispositivo que poderia manter a genialidade de Edison conosco até hoje.