10 experimentos científicos que mudaram o mundo

Autor: 
William Harris

Em 2007, os Estados Unidos gastaram US$ 368 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, de acordo com a Fundação Nacional da Ciência. Cerca de 18% dessa enorme quantia foi para o financiamento de pesquisa básica - o tipo de pesquisa que é movido pela curiosidade do cientista ou pelo interesse em uma questão científica. Outros 22% foram aplicados em pesquisa - pesquisa destinada a resolver problemas práticos [fonte: Boroush].

Muitos experimentos cientificos são feitos sem que tomemos conhecimento dos resultados, mas vez ou outra, surgem alguns que mudam a maneira como pensamos o mundo
LajosRepasi / iStockphoto
Muitos experimentos cientificos são feitos sem que tomemos conhecimento dos resultados, mas vez ou outra, surgem alguns que mudam a maneira como pensamos o mundo

Com tantos cientistas conduzindo tantos experimentos todo ano dentro e fora de laboratórios, não é de surpreender que a maioria das pesquisas desfrute de pouco aplauso. De vez em quando, porém, um experimento chama a atenção de cientistas e leigos, ou porque ele altera nossa compreensão fundamental do mundo natural ou porque ele revela uma solução para um problema sério de saúde pública. Você pode pensar que tais experimentos reveladores são extraordinariamente complexos, e pode estar certo sobre alguns deles. Mas outros tantos são exemplos estelares de mérito e simplicidade.

Neste artigo, vamos considerar 10 dos mais sublimes experimentos, em nossa humilde opinião. Eles estão organizados de acordo com as maiores disciplinas da ciência - biologia, química, física e psicologia - e abarcam mais de 200 anos de pesquisa. Em poucos casos, nós correlacionamentos experimentos juntos em um único lugar, não para limitar nossas apostas, mas para provar que a ciência é um empreendimento colaborativo.

O primeiro dos nossos 10 experimentos científicos é Charles Darwin e suas orquídeas.